Agosto começa sem previsão de chuva e Campo Grande chega a 50 dias de estiagem

O Inverno de 2018 está sendo bem típico em Mato Grosso do Sul: estiagem e grande amplitude térmica na maioria das cidades. Nesta quarta-feira, 1° de agosto, Campo Grande completa 50 dias sem chuva com previsão de tempo frio ao amanhecer e calor durante a tarde. Nos últimos dias, a frente fria – que veio […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Inverno de 2018 está sendo bem típico em Mato Grosso do Sul: estiagem e grande amplitude térmica na maioria das cidades. Nesta quarta-feira, 1° de agosto, Campo Grande completa 50 dias sem chuva com previsão de tempo frio ao amanhecer e calor durante a tarde.

Nos últimos dias, a frente fria – que veio do sul do Brasil – até trouxe certo alívio, elevando a umidade relativa do ar, mas não foram registradas pancadas de chuva significativas no Estado.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em níveis médios, continua o predomínio da ampla circulação anticíclica, que inibe as pancadas de chuva em grande parte do Brasil, inclusive no Estado, porém, a disponibilidade de água precipitável na coluna atmosférica aumentou em Mato Grosso do Sul, melhorando um pouco a umidade do ar.

O avanço do ar mais frio propiciará diminuição das temperaturas no Estado até o início desta quarta-feira. O resultado é amanhecer frio, como o registrado em Campo Grande: 15°C, 10°C em Amambai, 8,2°C em Sete Quedas, 12,7°C em Dourados.

Durante o dia, as temperaturas entram em elevação e podem chegar aos 26°C no centro-norte do Estado, 27°C no leste, 20°C no Pantanal, e 26°C no sul e sudoeste. Em Campo Grande, previsão de tempo parcialmente nublado com névoa seca e baixa umidade do ar à tarde.

A boa notícia, segundo o Inmet, é a possibilidade de pancadas de chuva, a partir de sábado, nas regiões sul e sudoeste do Estado.

Conteúdos relacionados

Transporte intermunicipal