Pular para o conteúdo
Cotidiano

Você já recebeu ligações que ficam mudas e caem? Saiba como bloquear

Diariamente isso pode estar acontecendo com você ou com algum amigo. Seu celular toca, é um número que se quer está na agenda de contatos e, quando você atende, ligação fica muda e em seguida, cai. Esse fato pode acontecer inúmeras vezes em um só dia.
Arquivo -

Diariamente isso pode estar acontecendo com você ou com algum amigo. Seu celular toca, é um número que se quer está na agenda de contatos e, quando você atende, ligação fica muda e em seguida, cai. Esse fato pode acontecer inúmeras vezes em um só dia e em Mato Grosso do Sul, há clientes de operadoras que recebem até 15 ligações. Incomodo pode gerar até multa às operadoras, explicou Procon.

Em , a jornalista e estudante de psicologia Paloma Ortega, de 21 anos, disse a reportagem que chamadas chegam a ser desagradáveis, pois atrapalham o seu dia.

“Ligam sempre no horário que estou no trabalho, e você atende pensando ser algo importante é não escuta nada. Isso é um incômodo muito grande, pois você não quer ficar recebendo ligação de estranhos 24 horas do seu dia”, contou.

Para a dona de casa, Maria José de Sá, de 65 anos, é extremamente irritante, porque telemarketing acontecem a qualquer hora do dia. “Às vezes eu estou fazendo alguma coisa em casa e tenho que parar e correr para atender. Meu filho, meu marido e sobrinha ficam fora de casa o dia inteiro, aí acho que deve ser alguma coisa importante e quando olho o celular, nunca fala nada”, afirmou.

Ligações são tão frequentes, que a dona de casa até decorou o final do número insistente e agora, ela recusa diretamente.

Mas o que é?

Mas afinal, o que faz com que os clientes recebam essa ‘enxurrada’ de ligações mudas? A reportagem conversou com Pedro Bastos, Desenvolvedor de Softwares, que explicou o que acontece.

“Essas empresas têm softwares que fazem ligações e essas ligações são encaminhadas à uma fila de atendentes e, muitas vezes os atendentes não estão disponíveis para atender”, então aí, ocorrem as ligações mudas e que caem em seguida.

O profissional ainda exemplificou o sistema: “É como se fosse uma secretária que tenta passar a ligação para o chefe e o chefe está ocupado”, explicou.

Procon

Para ‘facilitar’ a vida do , o Procon/MS oferece um recurso no site do órgão para bloquear esses números que perturbam diariamente oferecendo promoções. A ferramenta “BloqTel” bloqueia ligações para consumidores não receberem chamadas de telemarketing das operadoras.

O Superintendente do Procon/MS, Marcelo Salomão, explicou que basta entrar no site e aderir à plataforma, clicando aqui. “As empresas de usam robôs para fazer essas ligações e elas podem até serem multadas pela insistência. O BloqTel faz com que iniba essas ligações de telemarketing”, disse Salomão ao Midiamax.

Caso as ligações persistam através de outro número, o consumidor é orientado a entrar em contato com o Procon para formalizar reclamação. “Se ligações persistirem, empresa é autuada e pode até receber uma multa”, explicou o superintendente.

O que dizem as operadoras

Em contato com a assessoria de imprensa da Claro, foi informado que a empresa “segue a Legislação para realização de ligações de telemarketing”, e “esclarece que irá reforçar os procedimentos necessários para evitar o recebimento de ligações indesejadas pelos consumidores. ”

Já a Vivo, informou que “atua em conformidade com a legislação e remove de todo tipo de mailing os dados dos consumidores que não desejam ser contatados por suas equipes de vendas”. E também orientou consumidor a retirar nome das listas das empresas por meio do site divulgado pelo Procon.

“Também é possível ligar diretamente no call center da Vivo e fazer essa solicitação”, informou empresa por meio de nota.

À reportagem, a Oi declarou que “segue a Legislação vigente em relação aos serviços de telemarketing e esclarece que está sempre investindo no aprimoramento do atendimento aos seus clientes”.

A TIM informa que só envia SMS para a sua base de clientes e, que para esta prática, respeita todas as regras estabelecidas pela Anatel e outros fóruns específicos que regulamentam o mercado, como por exemplo o MEF (Mobile Entertainment Forum). A operadora informa ainda que o cliente pode cancelar, a qualquer momento, a assinatura de canal SMS por meio do Meu TIM, pelo site www.meutim.tim.com.br ou ligando para *144# (consulta de informações na tela do aparelho celular), *144 ou 1056 (para ligação de telefone fixo). Para cancelar o recebimento de SMS publicitário, basta enviar a palavra SAIR para 4112. O usuário receberá uma mensagem com um número de protocolo.

*Atualizada em 03/05 para acréscimo de informação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Programa que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição prorrogada

Empresário morre na delegacia após ser preso em acidente de trânsito

Pesquisadora brasileira é encontrada morta no Japão com sinais de queimadura

Esbarrão no banheiro motivou esfaqueamento de jovens em torneio de pesca

Notícias mais lidas agora

jbs

Em 30 dias, laudo da Planurb vai mostrar se JBS instalou sistema que pode acabar com mau cheiro

Secretária presa por corrupção pediu propina para campanha eleitoral após ‘sumiço’ de dinheiro

Empresário morre na delegacia após ser preso em acidente de trânsito

inss

INSS prepara plano para ressarcir aposentados vítimas de fraude

Últimas Notícias

Trânsito

Acidente entre carro e moto mata vigilante na BR-158

Morador de Brasilândia, ele era conhecido na cidade onde vendia pão

Esportes

Coritiba leva virada da Ferroviária e perde chance de ‘dormir’ líder da Série B

Com a derrota, o Coritiba aparece em quinto lugar

Esportes

Ferreirinha desperdiça pênalti e perde chance de livrar São Paulo de empate justo com Fortaleza

Válida pela sétima rodada do Brasileirão

Polícia

Após bloqueios de rodovias em MS, PRF terá apoio do Grupo de Choque Nacional

Com base em protocolos técnicos, amparo legal e respeito aos direitos fundamentais