Cidades ficam no ‘Caminhos dos Ipês’

Há quem diga que Mato Grosso do Sul tem poucas atrações, mas um  estudo patrocinado pelo governo federal quer provar o contrário, e pretende colocar mais dez cidades  na rota turística do Estado até o próximo ano. Entram na lista dez cidades, incluindo Campo Grande: Jaraguari, Terenos, Dois Irmãos, Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, Corguinho, Rio Negro e Nova Alvorada do Sul.

Esses municípios integram a região denominada ‘Caminho dos Ipês’, que fazem parte da microrregião da Capital. Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas vivam nestas áreas. A vocação destes locais , é o negócio e eventos, isso quer dizer, parte dos visitantes são atraídos por terem uma agenda marcada. A ideia é levar as pessoas que já estão no Estado a se aventurar em passeios e atrações com menos de uma hora de distância.

O que essas cidades tem em comum? O potencial para o ecoturismo e aventura, afirmou Lívia Borges, que integra o estudo, realizado pela Agricon Consultoria. Segundo ela, todas essas cidades apresentam passeios e atividades ligadas ao meio-ambiente em rios, cachoeiras e morros; um cenário diferente para quem está acostumado com a selva de pedras de São Paulo, comparou. “Aqui para nós pode ser comum, mas para quem vem de fora, é um atrativo. Tem muito potencial que as pessoas desconhecem”.
 
Em Campo Grande, ela apontou locais como o Morro do Ernesto, Inferninho e fazendas no perímetro rural e que oferecem práticas de aventura. A cidade de Rochedo, tendo como exemplo, tem menos de 5 mil habitantes, mas de acordo com Lívia, o município já tem investido no setor. “A cidade recebeu R$ 800 mil para construir um balneário”, comentou.

Regiões turísticas de MS
 
No ano passado, o mapa do turismo de Mato Grosso do Sul foi alterado. O estado reduziu de 79 para 60 o número de municípios participantes de suas 10 regiões turísticas: Caminhos da Natureza/Cone Sul; Bonito/Serra da Bodoquena; Caminho dos Ipês; Caminhos da Fronteira; Costa Leste; Grande Dourados; Pantanal; Rota Norte; Vale das Águas; e Vale do Aporé. O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo, em Brasília. Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.

Sobre o mapa

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.