VÍDEO: fiéis assistem à Via Sacra, encenada há 28 anos nas Moreninhas

Jesus Cristo foi interpretado por jovem de 18 anos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Jesus Cristo foi interpretado por jovem de 18 anos

Cerca de 800 pessoas reuniram-se na comunidade católica do Bairro Moreninhas III para assistir à encenação de um dos episódios mais sagrados da fé cristã: a Via Sacra de Jesus Cristo. Este ano, quem interpretou a figura que protagoniza o martírio é um jovem de apenas 18 anos.

A celebração ocorre desde 1989. Todos os anos, na Paróquia São Pedro e São Paulo, os fiéis assistem à missa e em seguida acompanham a encenação da Via Crucis. Este ano, foram 52 atores que percorreram dois quilômetros. Um caminhão foi improvisado para servir de palco, após três meses de ensaio.

Fernando Wolf, 18, aceitou o desafio de interpretar os últimos momentos que acompanham a vida de Cristo. Para compor a personagem, ele até colocou aplique nos cabelos. “O desafio é não se emocionar, porque não é nem 1% do que aconteceu e já é muito difícil”, contou, emocionado.

Confira o vídeo:

 

 

 

O ritual une a comunidade, conforme relataram as pessoas. Mesmo distantes da Igreja ao longo do ano, a data especial simboliza a renovação de uma fé. E transpassa gerações. No local, de crianças à idosos, todos assistiam atentamente ao espetáculo.

Para a dona de casa, Francisca Morais, 58, acompanhar a encenação é data marcada no calendário. “Para mim é uma forma de renovar a fé e me reaproximar da Igreja. Durante o ano a gente acaba se perdendo, não conseguimos ir todo o domingo. Mas na sexta feria todos se reúnem e lembram o motivo da fé”, relatou ela.

Elen de Almeida, 32, explicou que não tem a missa na rotina semanal, mas que o espetáculo é imperdível. “Aprendi desde criança a aguardar a Sexta-feira Santa”, pontuou.

Outras celebrações

No bairro Aero Rancho, Jardim Centenário e Parque Lageado, a celebração realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Guia, atraiu uma multidão.

 A Via Sacra também é encenada em outras Paróquias da Capital, como a São Judas Tadeu, na Rua Fernando Augusto Correa da Costa, 58, na Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a apresentação da Via Sacra também está prevista para 19h, pelas ruas do bairro.

 

*Colaborou Mariana Anjos

Conteúdos relacionados