Jesus Cristo foi interpretado por jovem de 18 anos

Cerca de 800 pessoas reuniram-se na comunidade católica do Bairro Moreninhas III para assistir à encenação de um dos episódios mais sagrados da fé cristã: a Via Sacra de Jesus Cristo. Este ano, quem interpretou a figura que protagoniza o martírio é um jovem de apenas 18 anos.

A celebração ocorre desde 1989. Todos os anos, na Paróquia São Pedro e São Paulo, os fiéis assistem à missa e em seguida acompanham a encenação da Via Crucis. Este ano, foram 52 atores que percorreram dois quilômetros. Um caminhão foi improvisado para servir de palco, após três meses de ensaio.

Fernando Wolf, 18, aceitou o desafio de interpretar os últimos momentos que acompanham a vida de Cristo. Para compor a personagem, ele até colocou aplique nos cabelos. “O desafio é não se emocionar, porque não é nem 1% do que aconteceu e já é muito difícil”, contou, emocionado.

Confira o vídeo:

 

 

 

O ritual une a comunidade, conforme relataram as pessoas. Mesmo distantes da Igreja ao longo do ano, a data especial simboliza a renovação de uma fé. E transpassa gerações. No local, de crianças à idosos, todos assistiam atentamente ao espetáculo.

Para a dona de casa, Francisca Morais, 58, acompanhar a encenação é data marcada no calendário. “Para mim é uma forma de renovar a fé e me reaproximar da Igreja. Durante o ano a gente acaba se perdendo, não conseguimos ir todo o domingo. Mas na sexta feria todos se reúnem e lembram o motivo da fé”, relatou ela.

Elen de Almeida, 32, explicou que não tem a missa na rotina semanal, mas que o espetáculo é imperdível. “Aprendi desde criança a aguardar a Sexta-feira Santa”, pontuou.

Outras celebrações

No bairro Aero Rancho, Jardim Centenário e Parque Lageado, a celebração realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Guia, atraiu uma multidão.

 A Via Sacra também é encenada em outras Paróquias da Capital, como a São Judas Tadeu, na Rua Fernando Augusto Correa da Costa, 58, na Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a apresentação da Via Sacra também está prevista para 19h, pelas ruas do bairro.

 

*Colaborou Mariana Anjos