Instituto terá colaboração de outras universidades

A (Universidade Católica Dom Bosco) deverá ser a sede do primeiro INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) de Mato Grosso do Sul, como resultado de uma ação conjunta do Estado e da instituição.

Na sexta-feira (3), o diretor-presidente da (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia), Davi José Burgenstab, o superitencdente de Ciência e Tecnologia de MS, Renato Roscoe, e o pró-reitor de Pesquisa e Graduação da UCDB, Hemerson Pistori, se reuniram para discutir a implantação do primeiro INCT do Estado.

Apesar de ser sediado na UCDB, o Instituto envolverá todas as universidades do Estado e outras instituições de pesquisa parceiras, como a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Um dos primeiros estudos a ser desenvolvido no INCT será a bioprospecção de moléculas em animais e plantas, que consiste na procura de elementos que podem ser adquiridos desses seres, a fim de produzir medicamentos, alimentos, nanofibras, etc.

“Este é um projeto importante para o Estado, nossa biodiversidade será estudada em prol da sociedade por meio do desenvolvimento sustentável”, ressaltou Renato Roscoe.

(com supervisão de Evelin Araujo)