Cotidiano

Uber ocultou roubo de dados de 57 milhões de usuários em 2016

Empresa pagou US$ 100 mil dólares aos hackers

Richelieu Pereira Publicado em 22/11/2017, às 10h52

None

Empresa pagou US$ 100 mil dólares aos hackers

Hackers roubaram dados pessoais de 57 milhões de usuários e motoristas do Uber em um ataque massivo ocorrido em 2016. 

O Uber admitiu nesta terça-feira (21) que sabia do ataque e que omitiu esta informação por um ano. As informações são relatadas em post publicadono blog do Uber e assinado pelo novo CEO, Dara Khosrowshahi. Reportagem da Bloomberg ainda cita que o Chief Security Officer do Uber, Joel Sullivan, foi um dos responsáveis por manter o ataque sob segredo, o que incluiu um pagamento de US$ 100 mil dólares aos hackers. Sullivan foi demitido.

“Você pode estar se perguntando por que estamos falando sobre isso agora, um ano depois. Eu tive a mesma pergunta, então eu imediatamente pedi uma investigação minuciosUber ocultou roubo de dados de 57 milhões de usuários em 2016

Segundo o executivo, os hackers roubaram endereços de e-mail e números de celular. Entre os motoristas, 600 mil tiveram seus dados de licença expostos nos Estados Unidos. Não há evidências de que dados de históricos de viagens e informações bancárias e de cartões de crédito foram acessadas.  

Duas pessoas de fora da empresa tiveram acesso aos dados dos usuários, que estavam armazenados em um serviço de nuvem terceirizado, explicou o Uber. Khosrowshahi garantiu que os responsáveis foram identificados e que a empresa destruiu os dados obtidos ilegalmente. 

Os motoristas que tiveram os dados expostos estão sendo notificados e as autoridades foram informadas sobre o ocorrido. O Uber também está monitorando as contas que tiveram os dados fraudados para verificar se elas precisam de proteção adicional contra fraude.

“Nada disso deveria ter acontecido, e não criarei desculpas para isso. Embora não consiga apagar o passado, posso comprometer-me em nome de todos os funcionários da Uber que aprenderemos com os nossos erros”, escreveu o CEO que assumiu a a presidência do Uber no fim de agosto deste ano, após o afastamento do fundador da empresa, Travis Kalanick.  

Khosrowshahi disse que a companhia tomou medidas para restringir o acesso aos dados dos usuários e aumentar o controle dos dados guardados em nuvem.

A companhia não informou se há brasileiros na lista de usuários que tiveram os dados violados.

Jornal Midiamax