TVs ‘espiãs’ monitoravam e armazenavam dados de 11 milhões de famílias

Caso veio à tona em 2016

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Caso veio à tona em 2016

Tecnologia de ponta e preços baixos tornaram as TVs da marca Vizio as mais vendidas nos Estados Unidos. Porém, segundo publicado pelo Yahoo Notícias, seus usuários ficaram preocupados ao saberem que a empresa estaria vigiando e rastreando seus hábitos por meio da televisão.

A tecnologia que permite esta prática chama-se automated content recognition, que permite identificar o que está sendo transmitido no aparelho. A identificação da programação é feita através da comparação das sequências de pixels e a informação é armazenada em uma base de dados da própria fabricante sobre os clientes, com isso, identificando os hábitos de consumo.

A marca oferecia as informações a anunciantes, para que fossem direcionadas propagandas específicas, porém sem a autorização dos usuários. Mesmo sem a ciência das famílias, os hábitos e condutas quanto às programações podem ter sido analisada e armazenada.

O Yahoo Notícias divulgou que informações do governo norte-americano dão conta que 11 milhões de famílias foram monitoradas desde maio de 2014. Considerando a quantidade de horas assistidas diariamente, resulta em um grande volume de informações.

O escândalo surgiu apenas quando a fabricante das TVs foi comprada pela chinesa Le Eco, no segundo semestre de 2016. O fato foi descoberto através de documentos e revelou que a Vizio pretendia criar uma empresa só para explorar os dados coletados dos seus clientes.

A empresa foi multada pelo governo norte-americano em cerca de R$ 6,8 milhões. Em nota oficial, a empresa pediu desculpas aos clientes e afirmou que o monitoramento, chamado de Smart Interactivity, pode ser desligado em uma função nas configurações das TV.

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