A Polícia foi acionada

O que poderia ficar para a história está sendo depredado. Cerca de 30 metros dos trilhos desativados da estrada de ferro da antiga RFFSA foram cortados e removidos próximo ao Aeroporto Santa Maria, em . Os moradores e comerciantes do local pouco ou nada sabem.

A denúncia foi feita por um leitor do Jornal Midiamax, que preferiu não se identificar. Neste domingo (22) ele passou pelo local fazendo uma trilha e estranhou a degradação da estrada de ferro. “Estão destruindo patrimônio público, isso aí tem uma história de longa data”, lamenta.

Segundo Débora Belalian Figueiró, moradora do loteamento Santa Maria, o fato aconteceu há aproximadamente 3 semanas. “Passei por lá de manhã quando me dirigia para o trabalho e vi vários homens e veículos no local, mas não imaginei que iriam roubar os trilhos. Quando voltei no final do dia, vi que tinham tirado vários deles. Meu pai, que vinha logo atrás parou e perguntou o quem eram eles e o que estavam fazendo, mas eles fugiram sem dizer nada”, relata.

Débora diz que depois disso, não voltaram mais ao local, mas que seu pai, Ricardo Figueiró, na ocasião acionou a polícia. Pelas fotos é possível ver que o trabalho foi interrompido e saíram às pressas, pois um pedaço do trilho que já haviam cortado, permanece no local. Em outra foto, vê-se cortes não finalizados.

 

 

 

A presidente da associação de moradores do loteamento Santa Maria, Cláudia Volpini disse que estava em e ficou sabendo dos fatos por Ricardo Figueiró. “Quem viu e fez as ocorrências foi ele. Na verdade o trilho é de propriedade particular. O material deve ter um alto valor comercial. É uma pena, porque não deixa de ser uma referência. Ninguém mexe e de repente aparecem estranhos… E fugiram, conforme ele me contou. Parece ter sido algo bem planejado. Mas não temos a menor ideia de quem possa ter feito isso”, declara.

A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a Rumo, empresa de logística que opera as malha viária em Mato Grosso do Sul que, em nota, declarou que fará um levantamento completo da área para apurar a situação. A empresa também registrará um Boletim de e abrirá uma investigação. A segurança será reforçada na região para impedir ações como estas.

Importância histórica

Trilhos da antiga RFFSA são roubados à luz do dia na saída para Três LagoasO primeiro trem chegou na Estação Central de Campo Grande em 1914. Naquele tempo a linha ainda não fazia parte da RFFSA (Rede Ferroviária Federal SA). Três anos depois a estrutura local foi ligada ao trecho da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que fazia o trecho paulista Bauru-Itapura. Apenas em 1975 foi incorporada à RFFSA.

A foi privatizada em 1996 e a empresa Novoeste passou a tomar conta da malha ferroviária. Em 2004 os trilhos foram desativados.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Jornal Midiamax

O leitor enviou denúncia ao WhatsApp da redação, no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem diretamente com os jornalistas do Jornal Midiamax. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.