Segundo Consórcio Guaicurus não houve mudanças
Uma suposta mudança no sistema de integração do passe do estudante deixou alunos confusos neste último mês. Segundo publicações feitas por alunos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em uma página do Facebook, antes, a integração temporal poderia ser feita com qualquer linha. Agora, somente entre os coletivos cadastrados na hora da solicitação do passe do estudante.
A publicação teve vários comentários no mesmo sentido, com estudantes reclamando que não sabiam do procedimento e tiveram que pagar nova para evitar que o cartão ficasse retidos pelos funcionários do Consórcio Guaicurus.
“Aconteceu comigo hoje, após pegar o ônibus do bairro ao centro, sempre pego alguns dos expressos, mas 62 deu que não tinha a linha. Eu desci e subi no 89 (que tenho no cartão e daí sim deu a integração)”, diz uma das alunas. Em outro comentário, a estudante diz temer perder o cartão que dá direito à gratuidade.
“Aconteceu cmg tbm hj, o infeliz do guardinha ainda teve audácia de perguntar para mim de onde eu estava vindo e para onde eu iria, ele queria pegar meu passe eu não deixei … achei um absurdo pois sempre fiz o mesmo trajeto … e não recebemos nenhuma notificação” (sic)
A situação também foi repercutida pelo site Ligados no Transporte –que divulga notícias relacionadas ao sistema de transporte público da Capital. Também é relatado que alunos não estão conseguindo utilizar o passe aos sábados.
Questionado, o Consórcio Guaicurus informou que não mudou as regras e que a integração- somente entre as linhas cadastradas – já era realizada desta forma. A medida é para evitar o mau uso da gratuidade, pois, foi identificado que estudantes utilizavam o passe para irem a outros lugares, além da escola ou faculdade.
“Desde o ano passado os estudantes podem optar por no máximo seis linhas, definidas no ato do cadastro. Os esclarecimentos sobre essa situação, constam no link.
Com relação ao segundo ponto [utilização aos sábados] temos alunos credenciados a usar o cartão aos sábados, o que é definido no início do ano letivo, de acordo com o calendário escolar de cada unidade de ensino.
O que pode ter ocorrido é determinada escola ter eventualmente alterado o calendário, por conta de reposição de aula ou atividades extras, sem informar a alteração à Agetran.
Lembramos que o Consórcio Guaicurus só age mediante ordem de serviço emitida pela Agência e, no presente caso, não recebeu nenhuma determinação para alteração de datas para nenhum estudante”, informou por meio de nota.
Denúncias e reclamações
Envie diretamente para os jornalistas do Midiamax sua denúncia, flagrante ou sugestão.
Você nem precisa se identificar. A preservação da sua identidade é garantida constitucionalmente e o jornal respeita sua confiança em nosso trabalho. Quanto mais detalhes, documentos ou informações você enviar, mais rápido o trabalho dos repórteres.
Se estiver no celular e preferir, use o WhatsApp do jornal: (67) 9 92074330.