Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sindicato atribui à falta de manutenção vazamentos de amônia em frigoríficos

Nos últimos 5 anos, seis pessoas morreram
Arquivo -

Nos últimos 5 anos, seis pessoas morreram

Falta de manutenção é a principal causa de vazamento de amônia em frigoríficos, de acordo com o STIC-CG (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Campo Grande). Nos últimos cinco anos, ao menos seis pessoas morreram devido a intoxicações em frigoríficos de Mato Grosso do Sul.Sindicato atribui à falta de manutenção vazamentos de amônia em frigoríficos

O diretor do STIC-CG, Evanilton Alves Pereira conta que a manutenção nos frigoríficos deve ser diária. “Muitas vezes o frigorífico prefere fazer um remendo do que colocar uma peça nova”, diz. 

Ainda segundo Evanilton, a manutenção deve ser mais criteriosa na máquina de manutenção, local das tubulações onde passam a amônia, utilizada para o resfriamento de câmeras frias. A linha de produção em frigorífico é basicamente: abate, câmara fria, desossa e carregamento. Aproximadamente 3,5 mil pessoas trabalham em frigoríficos da Capital

Em menos de dois meses, três vazamentos deixaram dezenas de funcionários intoxicados na Capital e no interior. No último dia 6 de abril, 80 funcionários passaram mal e a unidade da JBS na BR-060, na saída para em Campo Grande ficou interditado.

Nesta terça-feira (30) em Campo Grande, ocorreu um vazamento de amônia no frigorífico JBS na BR-060, na saída para Sidrolândia. Segundo informações, o vazamento já foi controlado. 

Também nesta terça, 70 funcionários também do JBS, esse de , inalando o gás e foram levados para o Hospital Regional da cidade. Nove deles deram entrada em estado grave.

Em janeiro de 2012, quatro trabalhadores da unidade de curtume do frigorífico Marfrig em Bataguassu  morreram devido a  liberação de gás sulfídrico produzido em reação química durante manipulação dos produtos no curtume. 

O acidente ocorreu no momento em que um caminhão descarregava produto químico, no curtume.  Edimar Felisbino da Silva, Karl Matheus Luft, Waldir Henrique Raimundo e Marcus Vinicius da Silva Melo morreram no acidente.

Em 2015,  um acidente no curtume Qually Pelle, no Núcleo Industrial em Campo Grande matou duas pessoas. Quatro trabalhadores caíram em uma caldeira de produtos químicos ao fazer a limpeza. 

O motorista de caminhão pipa Leandro Cesário, 32 anos e operador de estação de tratamento de água Carlos Pietro da Silva, 38 anos morreram depois de cairem no tanque de produtos químicos. 
 

Indenização de R$ 5 milhões

O frigorífico Marfrig foi condenado a pagar R$ 5 milhões em uma indenização coletiva por causa das quatro mortes ocorridas em 2012.  O acordo foi firmado com o Ministério Público do Trabalho (MPT). 

De acordo com o laudo pericial do MPT (Ministério Público do Trabalho), houve falhas da sinalização de segurança, e nas orientações quanto aos procedimentos formais, medidas de proteção coletiva relacionadas à prevenção de acidentes, não implementação das medidas de controle de proteção coletiva e individuais, entre outras irregularidades.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PRF e CCR MSVia reforçam segurança na BR-163 durante a EXPOAGRO 2025

Homem é encontrado morto em rodoanel de Ponta Porã

Após deixar a Record, Luiz Bacci assina contrato com emissora rival; saiba qual

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Opção para quem ainda não garantiu presente, floricultura vende cestas para o Dia das Mães no centro

Últimas Notícias

Sem Categoria

Jojo Todynho sofre ‘apagão’ e é hospitalizada às pressas no Rio de Janeiro

Jojo Todynho precisou de atendimento médico às pressas após sofrer um mau-súbito que causou um apagão; saiba detalhes do quadro

Trânsito

Motorista perde controle e colide com poste após aquaplanagem em avenida de Campo Grande

O carro teria aquaplanado devido ao acúmulo de água após as chuvas registradas durante a madrugada

Cotidiano

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

Após 12 anos desde o início da obra da radioterapia, é a primeira vez que ela realmente pode sair do papel

Especial

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

Filhos de mães narcisistas contam como passam o Dia das Mães, data considerada ‘sagrada’ mundo afora