Terceirizados irão trabalhar nos 100 Ceinfs 

Os Ceinfs (Centros de Educação Infantil) vão abrir com os funcionários terceirizados nesta quinta-feira (16), de acordo com o Senalba (Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado de Mato Grosso do Sul). 

Segundo a ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), a dos professores segue por tempo indeterminado, e, no próximo domingo (19), haverá uma assembleia para discutir os rumos das reinvidicações.

O Senalba informou que os 3 mil funcionários da Seleta (Sociedade Caritativa e Humanitária) e Omep (Organização Mundial Para Educação Pré-Escolar) irão trabalhar normalmente nos 100 Ceinfs da Capital. Nesta quarta-feira (15), dia de Greve Geral contra a reforma da previdência, os Ceinfs abriram com 30% dos trabalhadores terceirizados.

Nos Ceinfs existem as fases da Educação Infantil, Berçário I, Berçário II, Creche I, Creche II, Pré-Escolar I e II. As crianças que têm aulas com professores, como no Pré-Escolar não terão docentes à disposição.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) não disse que irá cortar o ponto dos professores, chamou a paralisação de “ato democrático”, porém, se disse preocupado “com os prejuízos que possam advir sobre as crianças que tiveram aulas suspensas e conteúdo programático não repassado”.

A Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) também se posicionou e informou que a greve é por tempo indeterminado. Já o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse que vai cortar o ponto dos professores que não se apresentarem para trabalhar a partir desta quarta-feira (15). 

Em são em torno de 300 escolas muncipais e estaduais com 12 mil professores. Já em todo estado, são aproximadamente 25 mil professores.