Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem custo: Prefeitura vai montar estrutura para vacinar população em locais públicos

Vacina está liberada a partir de segunda
Arquivo -

 está liberada a partir de segunda

Prefeito de Marquinhos Trad (PSD) disse na manhã deste sábado (3), que estuda a possibilidade de montar estruturas para vacinação em locais públicos. 

“Faremos esforço concentrado com tenda de vacinação Ceinfs (Centros de Educação Infantil), camelódromo, lugares de grande concentração. Estamos estudando ainda como isso irá funcionar”, declara sem informar mais detalhes.

Na sexta-feira (2) o Ministério da Saúde autorizou a distribuição das doses para população geral. As aplicações estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira (5), quatro dias antes do encerramento da campanha.

De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a medida é válida apenas para este ano e enquanto durarem os estoques. A decisão antecipou a vacinação de comerciantes do camelódromo, taxistas e mototaxistas que, conforme lei municipal, também têm prioridade no recebimento das doses.Sem custo: Prefeitura vai montar estrutura para vacinar população em locais públicos

O grupo deve procurar os CRSs (Centros Regionais de Saúde): Aero Rancho, Coophavila II, Nova Bahia ou Tiradentes, além das UBSs (Unidade Básica de Saúde, Coronel Antonino. O atendimento ocorre das 7h30 às 11 horas e das 13 às 17 horas.  

Para receber as vacinas os comerciantes do camelódromo, taxistas e mototaxistas, precisam apresentar o Cartão Nacional de Saúde e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande; documento pessoal de identificação; e, a caderneta de vacinação (caso tenha) e um documento que comprove que é trabalhador nestas profissões, como: alvará, registro profissional na Carteira de Trabalho ou inscrição no sindicato ou associação de classe.

Procura –

A informação sobre a liberação das doses atraiu a população aos postos de vacinação neste sábado. O mototaxista Ageziel Gonçalves Vieira, de 49 anos, descobriu que tinha prioridade no recebimento da vacina ao procurar o CRS Tiradentes para obter informações sobre a determinação do Ministério da Saúde.

“Eu vi na televisão que vai liberar para todo mundo e já passei no CRS para saber como funcionária e saí vacinado. No ano passado tomei em uma unidade particular porque não sabia que tinha prioridade pela lei municipal”, relata.

 Mototaxista não sabia que tinha prioridade no recebimento de vacina
De acordo com a assessoria de comunicação da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) Campo Grande tem 197 mil pessoas no grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde.  Até o momento 137 mil pessoas foram vacinadas na Capital. 

A Sesau recebeu 200 mil doses e conta com estoque de 63 mil, porém, 60 mil pessoas do público alvo ainda não foram imunizadas. Com número de vacinas insuficiente para atender toda a população, senhas serão distribuídas nas unidades em dois períodos: de manhã das 10 às 11 horas e à tarde das 16 às 17 horas.

Senhas serão distribuídas das 10 às 11 horas e das 16 às 17 horas

Grupos prioritários –

Apesar da liberação da vacina para a população geral, a Sesau continua vacinando a o grupo de risco estabelecido pelo Ministério da Saúde: indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos, as gestantes, as puérperas, os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e professores.Sem custo: Prefeitura vai montar estrutura para vacinar população em locais públicos

Os profissionais de saúde devem apresentar a carteira do conselho ou holerite; as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; e os indígenas: cadastro na Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena). Todos devem apresentar o Cartão SUS e o número do prontuário da Rede Municipal de Saúde.

Professores devem estar munidos de holerite e os documentos obrigatórios para todos do grupo de risco.

Pessoas com doenças crônicas precisam apresentar e deixar nas unidades de vacinação, cópia do laudo indicando a doença ou uma receita, ambos com carimbo e assinatura do médico. A campanha termina na próxima sexta-feira (9).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados