Pular para o conteúdo
Cotidiano

Secretário admite ‘bagunça’ na Agetran para controlar alvarás de táxi

Órgão terá 15 dias para apresentar relatório sobre cedências 
Arquivo -

Órgão terá 15 dias para apresentar relatório sobre cedências 

​Falta de formalidade, controle, fiscalização e requisitos para cedência de alvarás de táxi e mototáxi foi questionada nesta sexta-feira (11), durante a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga a transferência de permissões de ambos os serviços. Durante a oitiva, o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine de Lima Bruno, admitiu que não há controle em relação às chamadas ‘doações’.

As oitivas começaram por volta das 8h40. O presidente da CPI, Vinicius Siqueira (DEM), afirmou que “não há formalidade na doação de alvarás”. 

“Percebemos que os documentos que instruem as doações são muito frágeis, preenchidos à mão no balcão da Agetran, sem qualquer formalidade. Não é necessário sequer reconhecimento de firma, ou seja, não conseguimos confirmar se a assinatura realmente confere”. 

O presidente da Agetran assumiu que falta de controle e exigências em relação à cedência de alvarás de táxi e mototáxi em emitidos exclusivamente pelo órgão.Secretário admite 'bagunça' na Agetran para controlar alvarás de táxi

“São documentos dos anos 80 e 90. Eles têm validade, mas só Deus pode dizer se o trâmite foi seguido. Começamos um raio-X em janeiro e vamos ver quais medidas tomar. Muitas coisas se perderam ao longo dos anos. Saímos catando documentos de todos os lugares para arrumarmos a bagunça”, afirmou.

Questionado sobre como as transferências ocorrem, Janine confirmou que o procedimento é feito diretamente na Agetran. “A pessoa dá entrada nos documentos e se estiver tudo certo, damos o seguimento”, explicou.

No fim da oitiva com o diretor presidente da Agetran, os vereadores que compõem a CPI solicitaram um relatório sobre as cedências de alvarás. O objetivo é  verificar se os critérios foram cumpridos.

“Sabemos que dos 490 alvarás, cerca de 400 foram cedidos. Só sinto segurança nos alvarás originais, que foram os que ganharam por meio das licitações. Não sabemos se os outros cumpriram os requisitos. A Agetran tratou isso com muito amadorismo”, pontuou.

O segundo a prestar esclarecimentos foi o presidente do Sindtaxi (Sindicato dos Taxistas de Campo Grande), Bernardo Quartin Barros. Aos vereadores, ele disse que desconhece que haja valores exigidos nas cedências de alvarás. “Toda a sistemática é feita na Agetran. Nunca ouvi falar em compra”, garantiu.

Em seguida, prestou esclarecimentos o presidente do SindMototaxi (Sindicato dos Mototaxistas de Campo Grande), Dorvair Boaventura, conhecido popularmente como Caburé. Ele disse aos vereadores que atualmente existem 490 permissionários e 200 auxiliares. 

Segundo Caburé, cada permissionário tem direito a ter até dois auxiliares. O fato foi questionado pela Comissão e defendido pelo presidente do sindicato. “Se há irregularidade saiu daqui de dentro porque a lei permite a transferência de alvarás”, frisou.

As oitivas foram encerradas por volta das 10h40. Os sindicatos de táxi e mototáxi têm até a próxima segunda-feira (14) para entregarem documentações exigidas pela Comissão. Os parlamentares também vão solicitar ao MPT (Ministério Público do Trabalho) e MPE (Ministério Público Estadual) cópias de inquéritos sobre a cedências de alvarás, arquivados em 2013.

Fazem parte da CPI os vereadores  Vinicius Siqueira (DEM), Odilon de Oliveira (PDT), Veterinário Francisco (PSB), Pastor Jeremias (PT do B) e Junior Longo (PSDB).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Família acusa vizinho de arrastar e agredir adolescente com barra de ferro em Campo Grande

Madrugada pode ter tempestade com granizo em Mato Grosso do Sul, alerta Inmet

vereador indenização axilas pelos

Ex-vereador terá que pagar R$ 20 mil por expor pelos da axila de moradora em Campo Grande

Casamento comunitário reúne 45 casais no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

eventos astronômicos

De alinhamento planetário a chuva de meteoros, espetáculos do céu serão visíveis em MS

Com 25 vagas, Energisa abre inscrições para curso gratuito de Eletricista de Redes

Últimas Notícias

Polícia

Grito de guerra violento com recém-formados da PMMS não foi criado pela instituição, diz Governo

Após o vídeo viralizar nas redes sociais, Governo disse que os fatos serão apurados

Le Blog Maria Antonia

Miley Cyrus promete surpresa para os 20 anos de “Hannah Montana”

Miley Cyrus quer celebrar em grande estilo os 20 anos da estreia de Hannah Montana, série que marcou o início de sua carreira. Em entrevista ao programa TikTok Radio, da rádio SiriusXM, a cantora revelou que pretende criar algo especial para comemorar o marco em 2026. “Quero criar algo realmente especial para o programa, porque … Continued

Transparência

Justiça mantém condenação de médico que cobrava de pacientes do SUS e humilhou mulher

Médico reclamou para paciente que o SUS paga apenas R$ 24 para 'colocar a mão no útero de uma mulher do tamanho dela'

Famosos

Mart’nália posta foto seminua para homenagear Ney Matogrosso: ‘delícia’

"Isso não é uma foto, é uma mensagem ao mundo", comentaram internautas na foto de Mart'nália