Exame laboratorial para leptospirose deu positivo

A suspeita de que um homem, de 39 anos, adquiriu em Mato Grosso do Sul, deve ser confirmada como positiva ou negativa em 15 dias, conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul).

A secretaria informou nesta quinta-feira (26) que está acompanhando as investigações relacionadas ao caso suspeito e divulgado pelo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.

As investigações são em conjunto à Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina, que vem compartilhando as informações sobre o paciente, morador em Blumenau, que teria passado pelo município de Bonito no período de 25/12/2016 a 02/01/2017.
 
Além de Mato Grosso do Sul, o paciente também passou pelo estado de São Paulo no dia 10/01 e apresentado os sintomas suspeitos de febre amarela no dia 15/01 já na cidade de Blumenau (SC). 

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina, o paciente passou por exames, já teve alta e passa bem.
 
Dois exames foram realizados no paciente, sendo eles relacionados a leptospirose e febre amarela, devido a similaridade de sintomas. Os primeiros resultados laboratoriais apresentaram positivo para leptospirose. 

A previsão é de que dentro de 15 dias sejam concluídos os exames de febre amarela que estão sendo realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

O Ministério da Saúde atualizou o boletim para 550 casos suspeitos em todo o País em 2017. Do total de notificados até agora, 72 foram confirmados, 23 descartados e 455 continuam sob investigação.