Previsão é de que pagamento seja feito dia 20

Funcionários contratados pela Intelad Gestão de Saúde Ltda, responsável pela gestão dos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital do Câncer Alfredo Abrão, não receberam o salário referente ao mês trabalhado em janeiro de 2017. A assessoria de comunicação da Intelad Gestão de Saúde Ltda,  justifica que o atraso no pagamento se deve a falta de repasse.

Uma funcionária que prefere não se identificar lamenta a situação. “Mais uma vez o nosso salário está atrasado porque o repasse não foi efetuado. Nossas contas não esperam e ninguém nos dá um parecer de nada”, lamenta.

O presidente do Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Lázaro Santana, afirma que a empresa conta com aproximadamente 50 funcionários no Hospital do Câncer Alfredo Abrão. Ele diz que na manhã desta quinta-feira (9), entrou em contato com a empresa e foi informado de que a previsão é de que os salários sejam depositados no próximo dia 20. 

“Eles disseram que ainda não receberam o repasse e que devem fazer o depósito no dia 20. Sugerimos que acrescentem 10% de multa no pagamento do salário de cada trabalhador. Caso não atendem a nossa proposta faremos uma paralisação de 50% do efetivo”, declara. Conforme registros do Siems a empresa com com aproximadamente 50 funcionários no Hospital do Câncer Alfredo Abrão.

Questionada a respeito do repasse, a assessoria de comunicação da Prefeitura explica que a unidade hospitalar é uma entidade particular e que os recursos repassados pela Prefeitura, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), são pela prestação de serviços realizados pelo hospital e que os trabalhadores não têm vínculo empregatício com o Município.

A assessoria de comunicação da Sesau estima que o repasse seja efetuado até a próxima semana. A equipe de reportagem do Jornal Midiamax ligou para Carlos Coimbra, diretor do hospital, mas as ligações não foram atendidas e não houve retorno até o fechamento deste texto. SES (Secretaria de Estado de Saúde) também foi procurada para falar a respeito da situação, porém, ainda não se posicionou sobre o fato. 

Leitos de UTI –

A  Intelad Gestão de Saúde Ltda é responsável pelos 20 leitos da UTI do hospital, no entanto, apenas 10 estão funcionando. 

Em entrevista concedida ao Jornal Midiamax no dia 10 de janeiro, o presidente do HC disse que apenas 10 estão habilitados conforme as preconizações do Ministério da Saúde e que, desde o ano passado, aguarda retorno da Sesau a respeito da situação.