Reforma em UPA da Vila Almeida atrasa e 11,4 mil ficam sem atendimento
O atendimento pode retomado na próxima semana
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O atendimento pode retomado na próxima semana
Em 29 dias sem atendimento, a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Vila Almeida – interditada em 16 de janeiro após o teto do prédio cair -, pode levar ainda mais uma semana para ser reaberta. Com o atraso, mais de 11 mil pacientes deixaram de ser atendidos. O posto tem recebido menos de 200 pacientes por dia, queda de 66% de sua demanda normal.
Eram atendidos cerca de 18 mil pacientes mensalmente, média diária de 600 pessoas. Por causa da interdição, somente casos considerados de urgência ou emergência são recebidos, e os atendimentos por dia caíram para 200. A contar a partir do dia em que a unidade foi interditada, são 11.600 consultas.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a unidade está em finalização dos reparos e a previsão é que a entrega ocorra até a próximo fim de semana. O motivo do atraso não foi revelado.
A orientação aos pacientes que buscam atendimento na Vila Almeida é de que pessoa vá à unidade mais próxima; a UPA mais próxima é a Santa Mônica, no Jardim Carioca – distante a 7,3 quilômetros. Já os atendimentos pediátricos devem ser encaminhados a UPA Coronel Antonino. Enquanto isso, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) não está encaminhando pacientes para aquele posto.
Histórico
Após a chuva forte que caiu em janeiro, a UPA da Vila Almeida precisou ser interditada. O expressivo volume de água comprometeu a calha do prédio, o que permitiu o alagamento da maioria dos setores, inclusive a enfermaria e área de risco. Três salas da unidade estavam interditadas desde o ano passado.
O problema, no entanto, não é novidade. A situação da unidade foi revelada na véspera do Natal de 2014, quando teto da unidade desabou e trouxe a tona uma grande quantidade de fezes de pombo que estavam acumulados na estrutura. Na ocasião a primeira medida foi interditar o local por seis dias.
Outros alagamentos já foram registrados na unidade. Em março de 2015 o local foi fechado para reformas. Já em outubro de 2016 os atendimentos na UPA foram interrompidos por três horas. Problemas na unidade foram alvos de ação civil do MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul).
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
VÍDEO: Cocaína avaliada em R$ 31 milhões é apreendida em depósito de drogas
Agentes apreenderam 250 kg de cocaína e 250 kg de pasta base de cocaína em MS
Homem de 34 anos é encontrado morto dentro de casa em Corumbá
Corpo foi encontrado na manhã desta sexta
Evento de comediante causa congestionamento na 14 de Julho
Congestionamento no final da Rua 14 de Julho, região central de Campo Grande
Novorizontino perde para o Amazonas e tem liderança ameaçada na Série B
O resultado é bom para o Santos, que pode reassumir a liderança
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.