Pular para o conteúdo
Cotidiano

Reforma Agrária convive com denúncias de venda de lotes e até tráfico de drogas

Movimento sem-terra em MS vive marasmo
Arquivo -

Movimento sem-terra em MS vive marasmo

O ano de 2016 foi praticamente nulo para a em Mato Grosso do Sul. Os processos de regularização de terras foram paralisados em abril por determinação do tribunal de Contas da União (TCU), após realização de uma auditoria que apontou duas mil fraudes e irregularidades graves no programa. Nove meses depois, a reforma vive um marasmo. Não ha novas famílias cadastradas e sequer há previsão para novos assentamentos.

Para se ter ideia da situação, o último assentamento começou a ser criado em 2009 – o último assentamento criado pelo Incra em MS foi o PA Nazareth, em Sidrolândia, que beneficiou 171 famílias.  A partir daí, não existiu sequer previsão ou meta de novos loteamentos. Enquanto isso, há aproximadamente 25 mil pessoas esperando por terra em Mato Grosso do Sul. Ao todo são 48 acampamentos de sem-terras; O maior é em , com 1,6 mil famílias.

Com a reforma agrária travada, centenas de sem-terras ocuparam anteontem (23) a sede do Incra em , em uma tentativa de pressionar o poder público a acelerar o processo. Movimentos à parte, a situação é ainda mais complicada. Abandonado pelo governo federal, a reforma se transformou em um celeiro de contravenções, como um indivíduo que já comercializou 50 lotes da reforma agrária. Em outro caso, uma das áreas era  usado para o tráfico de entorpecentes.

“A decisão do Tribunal se deu por entender que grande parte dos beneficiários identificados com suspeita de fraude foi classificada dessa forma principalmente por falhas nos cadastros e banco de dados do Incra e não necessariamente por ação do agricultor”, declarou o tribunal.

O TCU determinou que seja exigido do agricultor familiar a documentação necessária para comprovar sua regularidade com o Programa Nacional de Reforma Agrária e ter acesso a benefícios como crédito rural e assistência técnica. O tribunal pediu ainda que o Incra encaminhe para o órgão um relatório mensal atualizado das providências adotadas e resultados alcançados durante a vigência da suspensão da medida cautelar.

As irregularidades foram verificadas em 14 acampamentos das cidades de Três Lagoas, Bataguassu, Chapadão do Sul, Selvíria.

Em setembro o Incra apresentou um plano de providências ao Tribunal para sanar as irregularidades apontadas e a contar de outubro, o instituto tem 120 dias para resolver os problemas em Mato Grosso do Sul, mas segundo funcionários, não há sequer gasolina para visitar os acampamentos.

Há dois processos em andamento, um deles da conta da suspensão da obtenção de novas áreas para a reforma agrária, e o outro – acórdão 775/2016, publicado pelo TCU em abril -, tornou irregular o cadastro de 578 mil pessoas já assentadas. Os processos estão na fase instrutória, sem deliberação até a presente data.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com duas em MS, investigações de suspeita da gripe aviária em andamento sobem de 18 para 19

São Paulo perde para o Mirassol em pleno MorumBis pelo Brasileirão

Com Mega-Sena e Lotofácil, confira os números sorteados em seis loterias neste sábado

Policial militar aposentado e seu filho são executados no bairro Moreninhas

Notícias mais lidas agora

Ação de R$ 102 milhões: MP vai ao STJ por condenação de acusados da ‘Máfia do Câncer’

ônibus

VÍDEO: Vidro de ônibus estoura e assusta passageiros no Terminal Hércules Maymone

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 envolveram motociclistas

Funcionária de doceria denuncia patroa por assédio moral e colegas por ofensas

Últimas Notícias

Loterias

Apostador de Campo Grande acerta a quadra da Quina e ganha R$ 10,7 mil

Apostas feitas em MS conquistaram ainda premiações parciais na Mega-Sena, Lotofácil e Dia de Sorte

Polícia

Campo Grande tem dois golpes registrados neste sábado em compra e venda de veículos

Vendas foram intermediadas pelo ambiente de compra e venda do Facebook, onde os compradores encontraram os anúncios falsos

Polícia

PM prende três pessoas pelo roubo de 100 toneladas de soja em Bandeirantes

Ocorrência começou após um gerente de fazenda, a 28 km de Bandeirantes, relatar à PM que o caseiro havia visto indivíduos carregando soja

Esportes

No clássico carioca, Fluminense supera o Vasco e sobe para o 5º lugar do Brasileirão

Em um duelo de opostos na tabela, o time das Laranjeiras mostrou força, poder de reação e manteve a freguesia recente do rival com uma virada por 2 a 1 que incendiou as arquibancadas