Os manifestantes se reuniram na Praça Antônio João 

Cerca de 8 mil pessoas participaram da Greve Geral contra a Reforma da Previdência em Dourados, cidade a 220 quilômetros de Campo Grande, de acordo com o Sinted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação em Dourados). Ao lado de dezenas de sindicatos, estudantes, indígenas e várias entidades organizadas cobraram do deputado federal Geraldo Resende (PSDB) uma posição sobre a proposta do governo que quer acabar com a aposentadoria.

Os manifestantes se reuniram na Praça Antônio João e, além dos educadores, estiveram presentes os bancários, administrativos e professores da UFGD (Universidade Federal da Granbde e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), estudantes secundaristas, universitários, representantes de comunidades indígenas, trabalhadores dos Correios, da Saúde, agentes penitenciários e representantes de sindicatos de outras categorias, ativistas e várias entidades sociais.

Os trabalhadores deram início à passeata pelas ruas do centro da cidade, com faixas, cartazes e panfletos. A passeata terminou na frente do escritório do deputado Federal Geraldo Resende. O parlamentar é o representante de Dourados na Câmara Federal, que votará a reforma em breve. Os manifestantes cobraram dele uma posição e querem saber se o político votará a favor ou contra os trabalhadores.

Walter Hora, assessor do deputado, conversou com os presentes e disse que Resende deve estar em Dourados até o final da semana para conversar com os manifestantes. A organização montou um acampamento na frente do escritório do parlamentar e espera que Geraldo vá até o local para se posicionar sobre seu voto em relação ao projeto. O acampamento deve permanecer até o sábado (18), com atividades programadas, como palestras, debates e panfletagens.

Agenda

Na tarde desta quarta (15), foi realizada uma palestra sobre a Reforma da Previdência, conduzida por docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Nesta quinta-feira (16), às 08h, o Sinted realiza uma assembleia geral para encaminhamentos da Greve Geral Por Tempo Indeterminado. Será discutido a programação de atividades para o período da tarde e para a manhã de sexta-feira (17).

Às 14h de sexta, uma sessão de Cinema debaterá a vida das mulheres no plenário do SIMTED. Às 16h30, um grupo deve participar de uma audiência pública na cidade de Ponta Porã (MS), com as presenças dos deputados federais Carlos Marun (que preside a Comissão Especial da Reforma da Previdência) e Zeca do PT e do deputado estadual Pedro Kemp.

No sábado (18), às 08h da manhã, os grevistas fazem uma panfletagem em Dourados, em local a ser definido. À tarde, os educadores vão para alguns bairros e até a feira livre.

No domingo (19), às 08h, o SIMTED participa de uma assemblei na FETEMS, em Campo Grande (MS).