Eles querem reajuste e abono incorporado

Uma comissão da (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) -entidade que representa os professores da rede estadual de ensino- se reuniu, na tarde da quinta-feira (9), com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Na pauta da reunião, estavam os encaminhamentos sobre o reajuste do piso salarial e a incorporação do abono.

Conforme a Fetems, Azambuja prometeu publicar na próxima segunda-feira (13), autorizar a promoção e progressão funcional de professores e administrativos. A categoria reivindica a incorporação de R$ 200 do abono dos administrativos e o reajuste de 7,64% do piso salarial dos professores.

De acordo com a Fetems, o governador disse reconhecer o compromisso assumido da incorporação do abono dos administrativos e que tem ciência de que a Lei do Piso Salarial está respaldada por uma legislação nacional, a 11.738 de julho de 2008 e pela Lei Complementar 200, que prevê a implantação do Piso por 20 horas no Estados. 

Sobre a greve, contra a Reforma da Previdência, programada para o próximo dia 15, a Fetems reafirmou que o foco são os parlamentares federais do Estado que já se declararam a favor da PEC 287. 

“Se ele [governador] insistir no corte do ponto dos que aderirem a mobilização tomaremos as providências cabíveis, pois jamais, nestes 38 anos de Fetems, nós nos negamos a repor as aulas de paralisação, porque se usamos este instrumento de luta é porque temos responsabilidade com a qualidade da educação pública deste país”, disse o presidente da Fetems, Roberto Botareli.