Pular para o conteúdo
Cotidiano

Presidente da OAB-MS faz abertura de Seminário sobre drogas e segurança pública

Em um estado que serve de rota para o tráfico
Arquivo -

Em um estado que serve de rota para o tráfico

“O uso de drogas é uma questão que precisa ser enfrentada. O combate ao tráfico de drogas não é fácil e cada vez mais compromete a segurança pública”. Destacando a importância do evento em um estado que serve de rota para o tráfico internacional de drogas, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche começou o Seminário “Drogas: Um desafio para a segurança pública” nesta terça-feira (04).Presidente da OAB-MS faz abertura de Seminário sobre drogas e segurança pública

O evento, que segue até o fim da tarde, é promovido pela Superintendência de Ações Preventivas ao Uso de Entorpecentes da Secretaria Especial e Defesa Especial do Município, junto a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional mato Grosso do Sul (OAB/MS), Comissão de Ensino Jurídico e Escola Superior da Advocacia (ESA/MS).

“Nós temos visto a dificuldade que é o combate ao uso das drogas, e ao mesmo tempo respeitar as nossas leis. Não se pode combater o crime cometendo outro crime. Por isso, estamos ansiosos por essa luz no fim do túnel. Porque as instituições têm um papel muito grande com a sociedade. Hoje, o uso de drogas é uma questão de saúde pública. Não é fácil tratar os viciados em drogas porque é um círculo vicioso”, salientou Mansour que ainda citou que a OAB está sempre de portas abertas para “para discutir novas ações ou sugestões para uma sociedade melhor”.

De acordo com o Secretário Valério Azambuja da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social, o município de tem trabalhado no enfrentamento ao uso/consumo e vendas de drogas. “Mato Grosso do Sul é rota de exportação/importações de drogas. Então, não cabe só ao Poder Público, Federal e Estadual, mas também aos municípios se estruturarem, trabalharem, assim como a Guarda Civil Municipal, de acordo com a Lei 13.022, uma vez que a toda a estrutura não consegue acompanhar o crime organizado”. Segundo ele, municípios estruturados ajudaram na ordem e na segurança pública, conforme inserido no Artigo 144 da Constituição Federal.

O Policial Rodoviário Federal e Coordenador do Seminário, Gabriel Lugo, começou a Palestra “Ações preventivas para gestores da Segurança Pública” com apresentação de dados de apreensão de drogas em Mato Grosso do Sul. “Percebemos que nos últimos anos, o tráfico de drogas aumentou e muito, como mostra a curva de ascensão dos gráficos da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública)”. Por isso, a importância do evento, que segue até o fim da tarde, com objetivo de aproximar os órgãos atuantes e fornecer subsídios aos servidores da segurança pública para um melhor exercício de suas profissões.

Os hinos nacional e de Campo Grande foram executados pela Banda de Música da Guarda Municipal de Campo Grande (BM/GMCG).

Também participaram da mesa de abertura o Conselheiro da OAB/MS e Presidente da Comissão de Ensino Jurídico, Heitor Guimarães; a Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/MS e Procuradora do Estado, Cláudia Paniago; o Tenente-coronel, Comandante do Policiamento Metropolitano, Renato Tolentini Alves; o Delegado do Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR), João Paulo Sartori; e o Vereador Odilon de Oliveira.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Detentos são absolvidos por assassinato de jovem que matou Danilo em Campo Grande

corrida

Bonito recebe circuito nacional de corrida no fim de semana

Com aumento de 3.500%, MS lidera crescimento de acidentes com escorpiões no país

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Último dia de missão contra tarifaço, senadores de MS têm reuniões e coletiva de imprensa

Últimas Notícias

Famosos

Jogadores do Internacional traem esposas com filha de empresário; saiba detalhes

Quatro jogadores do Internacional teriam se envolvido com uma mesma mulher – a filha de um empresário influente no clube; entenda

Polícia

VÍDEO: De tornozeleira, médico que agrediu ex-mulher faz ameaças em Campo Grande

A mulher já registrou 3 boletins de ocorrência contra o médico

Mundo

VÍDEOS: Veja estragos de maior terremoto em 14 anos que atingiu Rússia, Japão e outros países

Tremor de magnitude de 8,8 causou tsunamis na Rússia e Japão

Cotidiano

Enquanto a maça e o mamão encarecem, preço do limão e batata caem na Ceasa-MS

Quedas nos valores oscilam entre 7 e 16,6%, comparado a semana anterior