​Prefeitura ‘transfere’ alunos mais velhos para estado e abre 2,4 mil vagas em Ceinfs

Alunos de cinco escolas serão remanejados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Alunos de cinco escolas serão remanejados

Pelo menos 915 alunos de escolas municipais serão transferidos para a rede estadual no ano letivo de 2018. A medida é uma estratégia da prefeitura de Campo Grande em sanar o déficit de vagas para a educação infantil. Com remanejamento, serão abertas 2.485 vagas em Ceinfs (Centro de Ensino Infantil). 

A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira pela Secretaria Municipal de Educação, Ilza Mateus, durante o lançamento do processo de matrículas para o próximo ano letivo, que também contou com a presença do Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD). 

Os alunos a serem remanejados são do oitavo e nono ano de cinco escolas, e de acordo com a secretaria, foi levado em consideração que as estaduais tem salas ociosas, diferentemente do município, onde faltam vagas. “Os estudantes do Noroeste serão transferidos para o Dolor Ferreira de Andrade, no Maria Aparecida Pedrossian, outros para o Hércules”, detalhou. 

Segundo ela, a transferência dará folego para a rede infantil, esta que tem a maior procura e também o maior déficit; aproximadamente 1,4 mil crianças à espera de uma vaga. Em 2017, a rede municipal matriculou 101 mil estudantes. 

Ainda no plano de acabar com a falta de vagas, o município planeja inaugurar os novos Ceinfs do Jardim Centenário, Nascente do Segredo e Vespasiano Martins; todas unidades que começaram a ser construídas em anos anteriores. 

Perguntada se há mudanças previstas na alimentação dos estudantes, a secretária afirmou que será mantido (PNAE) Programa Nacional de Alimentação Escolar. “Não vamos servir farinha processada”, disse, em menção ao ‘composto alimentar’ criado por João Dória (PSDB), prefeito de São Paulo, e que será servido às crianças. O produto tem sido comparado a ação e é bastante criticado. 

Início das matrículas 

A partir do dia 23 está aberta o processo para alunos que já fazem parte da Reme. Os pais ou responsáveis devem procurar a escola e confirmar a permanência para o ano letivo de 2018. 

Para novos alunos o processo ocorre entre 1 e 22 de dezembro, e o cadastro de pré-matrícula deve ser feito pelo site www.matriculasreme.capital.ms.gov.br ou pelo número 0800-615-1515. 

A designação das unidades será divulgada no dia 11 de janeiro, quando começa o prazo para a efetivação das matrículas, nas próprias unidades, até o dia 18 de janeiro. Caso não compareçam, a vaga será cancelada. 

As aulas podem ter início no dia 6 de fevereiro, mas a data ainda não é oficial. 

Uniformes

Os uniformes e kits escolares já estão em processo de licitação, mas de acordo com Marquinhos, existe a possibilidade de a prefeitura acompanhar uma ata de compra, ou seja, pegar carona com outro município para adquirir os produtos.

Devido a problemas com a licitação, a entrega dos itens só foi concluída em abril deste ano, quase dois meses após o início das aulas. 

Conteúdos relacionados