Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura lança portal para cadastro de artistas e eventos culturais

Acaba por atuar como um portal de transparência
Arquivo -

Acaba por atuar como um portal de transparência

A Prefeitura Municipal de , por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), lança o portal do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC). Por meio do endereço smiic.campogrande.ms.gov.br, , produtores culturais, empresários do setor cultural (como proprietários de espaços para eventos, bares, casas de show), agentes culturais responsáveis por espaços destinados à cultura, e demais envolvidos no setor podem se cadastrar e colaborar com a expansão da área na esfera municipal.Prefeitura lança portal para cadastro de artistas e eventos culturais

O SMIIC está previsto no Plano Municipal de Cultura, elaborado após reuniões entre o Poder Público e sociedade civil. A proposta é tornar o portal uma das principais ferramentas de mapeamento cultural de Campo Grande, pois as informações ali cadastradas servirão de base para iniciativas de desenvolvimento e difusão.

“Demos um passo a frente com a implantação do SMIIC. Com as informações que estiverem no sistema nós, enquanto Poder Público, bem como o setor privado, teremos condições de trabalhar e desenvolver mais projetos com a participação da nossa gente”, explica a secretária municipal de Cultura e Turismo, Nilde Brun.

Além de reunir inúmeras ferramentas, o Sistema acaba por atuar como um portal de transparência, já que contará com informações das ações desenvolvidas pela Sectur, para o atendimento da demanda cultural na cidade. Ele também servirá como uma agenda cultural para a população e para os turistas que visitam a Capital.

É importante que os representantes culturais façam o cadastro, pois somente por meio dele, inclusive, que o mesmo poderá participar dos editais elaborados pela secretaria, como o Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC) e o Programa Municipal de Fomento ao Teatro (Fomteatro). Além dos certames, contratações realizadas pela pasta também serão baseada no banco de dados armazenados no portal.

“Já me cadastrei no SMIIC e entendo que ele nos ajudará a reconhecer quem são os profissionais que atuam na área. Vamos saber quais são os grupos, coletivos, estilos de dança, por exemplo. Além do cadastro, existe a proposta do mapeamento, que é um dos anseios do colegiado de dança”, conclui Marcos Mattos, diretor da Cia Dançurbana e membro do Colegiado de Dança.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
hamilton

Hamilton mostra frustração e sugere à Ferrari trocar de piloto: ‘Sou absolutamente inútil’

Loterias sorteia concurso da Mega-Sena com premiação de R$ 85 milhões

Inscrições para concurso do Crefito-MS com salários de até R$ 5,6 mil seguem até sexta-feira

Jovem morre ao tentar passar por vão de porta e ser esmagado em Ribas do Rio Pardo

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

‘Vou cortar sua cabeça’: marido vê troca de mensagens, ameaça esposa e é preso em MS

Últimas Notícias

Política

Reprovação do governo Lula se mantém em 40%, aponta Datafolha

A soma dos que avaliam a gestão petista como regular caiu de 31% para 29%

Cotidiano

Termelétrica de Campo Grande entra em operação em agosto para gerar energia

A termelétrica é movida a gás natural e venceu leilão de energia da Aneel

Esportes

Piloto de 26 anos morre após acidente em treino para etapa do Brasileiro de Motovelocidade

Peri Cunha sofreu acidente na manhã deste sábado e teve morte no início da tarde. Etapa que iria acontecer em Curvelo (MG) foi suspensa

Polícia

Homem é preso após importunar sexualmente a própria filha em Mato Grosso do Sul

O caso ocorreu após o homem pedir para pernoitar na residência da vítima