Solenidade acontece no dia 8 de março na CMB
A Prefeitura, por meio da subsecretaria de políticas para a mulher lança o Plano de Ações Integradas, que inaugura a Semana do Dia Internacional da Mulher, celebrado na quarta-feira (8). A solenida terá a presença do prefeito Marquinhos Trad (PSD) e da subsecretária, Carla Stephanini (PMDB) e acontece no dia 8, às partir das 9h, na Casa da Mulher Brasileira (CMB).
De acordo com a assessoria de imprensa da administração municipal, a proposta é integrar ações da Subsecretaria, com diretrizes para desenvolver ações conjuntas que possam atender pontos específicos de política de gênero. As ações devem envolver, de acordo com a admnistração, educação, saúde, assistência social e infraestrutura. A Prefeitura alega que irá desenolver projeto de infraestrutura ligado a iluminação “para prevenir” e atender mulheres vítimas de violência e assédio.
“De acordo com os levantamentos da Casa da Mulher Brasileira, que dispõe de rede de serviços integrada, 13.151 mulheres passaram pela instituição no período de janeiro a dezembro de 2016, vítimas de algum tipo de violência ou assédio”, explicou a administração.
“O divisor de águas ficou por conta da Lei Maria Penha, cujo nome foi dado em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes que, durante 23 anos de casamento, sofreu toda sorte de violência perpetrada pelo seu marido, tendo sido por duas vezes alvo de tentativa de assassinato, sendo que em uma das vezes, ficou paraplégica, tendo sido alvejada com arma de fogo”, declarou a subsecretária.
Sobre a Lei do Feminicídio, de março de 2015, Carla Stephanini afirmou que “representa outro passo na direção protetiva às mulheres brasileiras”.
“A data do 8 de março não é necessariamente de Comemoração, mas de reflexão e avaliação. 48% de mulheres campo-grandenses são chefes de família e que o rendimento mensal das mulheres que trabalham está 33% abaixo do rendimento dos homens”, complementou.