Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura diz que já está reabastecendo farmácias de unidades de saúde

Lotes começaram a chegar na Farmácia Central da Sesau
Arquivo -

Lotes começaram a chegar na Farmácia Central da

Enquanto a falta de medicamentos motivou pedido de cumprimento de decisão, a Prefeitura divulgou que novos lotes começaram a chegar na Farmácia Central da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública de ), e que serão distribuídos nos próximos dias nas unidades de saúde. A compra junto aos fornecedores foi autorizada no dia 1.

“Nesta remessa estão inclusos medicamentos psicotrópicos como o nitrazepam (indicado para os distúrbios do sono provocados por irritabilidade, cansaço, preocupações e tensão psíquica), o cloridrato de imipramina (anti depressivo) e o maleato de levomepromazina (indicado para diversas síndromes). Outros medicamentos que serão distribuídos às unidades de saúde são o cetoprofeno (anti inflamatório) e o sulfato de morfina (indicado para o alívio rápido da dor intensa ou aguda)”, explicou a administração, por meio da assessoria de imprensa.

A administração afirma que devem chegar, ainda nesta semana, lotes de dipirona e paracetamol (analgésico e anti térmico), furosemida (diurético), amoxicilina (antibiótico), água destilada e outros medicamentos.

Decisão judicial

A 32ª Promotoria de Justiça de Campo Grande ingressou com pedido na Justiça para que a Prefeitura de Campo Grande cumpra decisão do dia 21 de agosto de 2015, que acatou pedido de tutela antecipada, para que o município reponha o estoque de medicamentos  na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), na Farmácia Central e nas Unidades de Saúde da Rede Pública Municipal.  No pedido, a promotora Filomena Aparecida D. Fluminhan também requer que a Prefeitura seja multada em R$ 10 mil – conforme definido em decisão judicial – por descumprir a decisão. 

O MP realizou diversas auditorias na Farmácia Central e nas unidades de saúde após decisão do juiz Marcelo Ivo de OLiveira. “Nessa senda decorreu mais de 01 ano e meio desde a intimação do Município, sem que tenha ocorrido o cumprimento da ordem judicial de antecipação de tutela, como reiteradamente este órgão Ministerial vem comprovando nos autos”, explica a promotoria.

A última vistoria do MPE foi realizada no dia 8. Para a promotoria, “houve um alarmante decréscimo dos quantitativos de Medicamentos Essenciais (REMUME) estocados na Farmácia Central e nas unidades da saúde da Rede Municipal de Saúde/REMUS que já eram insuficientes”.

Na lista de medicamentos em falta estão cerca de 20 remédios como “AAS 100 mg comprimido; amiodarona 200 mg comprimido; atenolol 50 mg comprimido; captopril 25mg comprimido; carvedilol 6,45 e 12,5mg comprimido e digoxina 0,25mg comprimido”.

“São medicamentosanti-hipertensivos, antitérmicos, analgésicos, anti-inflamatórios, os indicados para os distúrbios circulatórios (cerebrais, periféricos e do equilíbrio) e até mesmo antibióticos”. De acordo com o pedido judicial, a falta ocorre rotineiramente “nas 83 Unidades de Saúde de Campo Grande”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

Fumaça de incêndio no Noroeste chama a atenção e é vista a 18 km de distância

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Fagulhas de fogo se espalham e incêndio chega em área que pertence ao Parque dos Poderes

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

No momento da colisão um breve congestionamento acabou sendo provocado na via

Famosos

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

Cantor publicou em seu Instagram momento em que recebe alta da UTI

Política

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Ministro Alexandre de Moraes está proibido de entrar nos Estados Unidos

MidiaMAIS

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Pintura "Dois Amantes", de Yasmin Oliveira, segue em votação popular até o próximo domingo (3)