Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pesquisa da UFMS avalia alimentação em shoppings de Campo Grande

Estudo quer saber se há incentivos para a alimentação saudável
Arquivo -

Estudo quer saber se há incentivos para a alimentação saudável

Uma pesquisa do Curso de Nutrição da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em , quer analisar o ambiente alimentar e os cardápios oferecidos nos shoppings da Capital. Ao todo serão avaliados 83 estabelecimentos, localizados em quatro empreendimentos. 

Um dos principais questionamentos é saber se os consumidores enfrentam barreiras para a alimentação saudável, tais como oferta de promoções só com alimentos de alto valor calórico, oferta de tamanhos/porções maiores por pouco acréscimo de valor, oferta de refil free, combos, brinquedos atrelados aos pratos infantis, entre outros.

Ou ainda, se há incentivos à alimentação saudável, como frutas no cardápio, banners que mostrem alimentos de melhor qualidade nutricional, como verduras e hortaliças, incentivo da troca do alimento frito pelo assado, do queijo amarelo pelo branco, da farinha branca pela integral, além de produtos diet, light, ou até mesmo oferta de porções reduzidas.

Os estabelecimentos estão divididos, na pesquisa, por quilo ou self service (10 unidades); lanchonetes, confeitarias e cafés (25), Prato Pronto Padronizado (16), À la Carte (9) e outros (23).

O plano de trabalho prevê a caracterização dos estabelecimentos, especialidades, tipo de serviço oferecido, disponibilidade de alimentos e bebidas; identificar se há informação nutricional, facilitadores e barreiras ao consumo de alimentos saudáveis; descrever e comparar os preços dos produtos comercializados e avaliar de forma subjetiva a percepção geral, higiene e aparência do local. Os restaurantes com unidades em mais de um dos shoppings serão incluídos na amostra uma única vez.

“Ao final desse estudo, espera-se qualificar os cardápios oferecidos nos shopping centers, de forma nutricional, sensorial e cultural, e desta forma levantar questões de implementações de políticas públicas para a obrigatoriedade de opções mais saudáveis, além de informações nutricionais à população consumidora”, diz a coordenadora da pesquisa, professora Patrícia Vieira Del Ré.

O projeto de pesquisa tem dois planos de iniciação científica e tem a participação das acadêmicas do terceiro ano do Curso de Nutrição Gabriela Vaz Cippel e Giovanna de Moraes Ribeiro Tavares, que terão o tema como base de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Questionamentos

 “Queremos saber o que os frequentadores dos shoppings têm de opção para consumir. É claro, que o enfoque é procurar se elas têm opções saudáveis, o que vamos descobrir por meio de um questionário bem amplo”, diz a professora.

“Também vamos avaliar se o preço interfere na alimentação saudável, se atua como uma barreira, em casos como a troca de um refrigerante ou bebida alcóolica por um suco” completa a coordenadora.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Empresas terão que informar à Prefeitura quem fará coleta privada no lugar da Solurb

Inscrições para o ‘Prêmio Educador Transformador’ vão até agosto em MS

Designers da Barbie morrem em acidente na Itália

Polícia analisa imagens de câmeras de segurança para investigar incêndio em ônibus de turismo

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Henrique e Juliano repostam presente de fã campo-grandense: ‘Em choque’

Últimas Notícias

Brasil

Carla Zambelli é presa na Itália

Deputada estava foragida há mais de um mês

Cotidiano

Cras Vila Gaúcha volta a funcionar após 4 anos fechado e reforma de R$ 850 mil

Unidade dp Cras estava fechada desde fevereiro de 2021

Polícia

Suspeito que compartilhava imagens de abuso sexual infantil com estrangeiros é alvo de operação em MS

Homem compartilhava as imagens para outros envolvidos pela internet em vários países

Brasil

Cassação, perda de cargo e bloqueio salarial: os pedidos contra Eduardo Bolsonaro na Câmara

Ações contra o filho "03" de Bolsonaro, são fundamentadas em acusações de atentado à soberania nacional