Monte de areia é visto no lago menor
Um monte de areia pode ser visualizado no lago menor que fica atrás do Museu Dom Bosco, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Alguns dos frequentadores do parque que por lá passam, estranham o fato e manifestam a estranheza nas redes sociais. Porém não há motivos para preocupação. A areia acumulada faz parte de uma obra de desassoreamento do lago.
“O que faz está (sic) torre de areia perto dá (sim) contenção de água no Parque das Nações? Esperando chuva forte para romper o dique? Vamos ter competência senhores!?”, lê-se no post de um usuário do Facebook. Porém, segundo o gerente de unidades de conservação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul) Leonardo Tostes Palma, a montanha de areia é proposital e faz parte de uma manutenção no lago.
“Estamos com uma draga que está tirando areia do lago para desassorear o local. Tanto o lago menor, quanto o lago maior do Parque das Nações servem para retenção de sedimentos advindos do processo de impermeabilização do entorno, motivado pela urbanização de Campo Grande. Essa manutenção é periódica e começou em outubro. Não terminamos porque estamos dependendo da conclusão de outra obra que está sendo feita pela Prefeitura no lago que fica próxima à entrada da Mato Grosso do Parque dos Poderes”, afirma.
O gerente de unidades de conservação explica que a retirada de sedimentos deve ser feita a cada dois anos, pois os lagos evitam que a areia seja levada para as regiões mais baixas a acabe alagando outros locais, como a frente do Shopping Campo Grande. A areia acumulada no local é apenas um paliativo, porém as constantes chuvas atrasaram a conclusão das obras.
Palma explica que não há perigo de rompimento do dique que forma o lago menor. “Se vier uma tromba d’água, como já aconteceu algumas vezes, os sedimentos vão parar no lago maior e vai se acomodando”.
A Prefeitura de Campo Grande foi consultada sobre a obra já mencionada e informou que no local será feita uma bacia de contenção e que está sendo feita uma negociação com o proprietário da área a ser atingida pela obra. Não foram informados prazos de início e conclusão da obra.