Material usado foi recolhido nas ruas

Um projeto desenvolvido em parceria entre a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciária) garante diversão aos alunos de Ceinfs (Centro de Educação Infantil) da Capital, que ganham parquinhos com brinquedos construídos com pneus recicláveis.

Nesta quinta-feira (14), a parceria entregou mais um Ceinf, desta vez no Bairro Aero Rancho, com parquinho construído com pneus reciclados que foram retirados das ruas de e transformados em balanços, escorregadores, centopeias, jogos educativos, entre outros.

De acordo com a assessoria do município, oito presos que cumprem pena na Penitenciária de Segurança Máxima da Capital confeccionam os brinquedos de pneus, enquanto cinco detentos do semi-aberto instalam as criações nas unidades escolares.

No Ceinf do Aero Rancho foram usados cerca de 200 pneus recolhidos da rua, que vão beneficiar 178 alunos de seis meses a 4 anos de idade.

Atualmente, os presos que participam do projeto, chamado de ‘Arte com Pneus' ganham remissão da pena, mas a Câmara da Capital analisa um projeto que pode garantir remuneração aos detentos que trabalham na parceria.

A Agepen alega que a iniciativa além de contribuir na educação dos alunos, ajuda no trabalho de ressocialização do detento e contribui com o meio ambiente, já que os pneus usados são retirados das ruas, onde poderiam ser focos de proliferação do mosquito Aedes aegypt.