Pular para o conteúdo
Cotidiano

Para quem já sofreu bullying, apoio dos pais e da escola pode definir desfecho

Ana Bárbara enfrentou síndrome do pânico após abusos
Arquivo -

Ana Bárbara enfrentou síndrome do pânico após abusos

Uma menina de sorriso largo e fácil, que gosta de se divertir com os amigos e muito extrovertida. Assim, a estudante Ana Bárbara Vilela de Almeida, 15 anos, se descreve. Mas no início deste ano, ela enfrentou a severidade do praticado por colegas da escola, através de uma corrente de grupo de WhatsApp. O que para alguns alunos foi uma “brincadeira”, para ela gerou um problema psicológico que precisou de tratamento sério.

Na última semana, o caso do menino de 14 anos que matou dois colegas da escola e deixou outros feridos em Goiânia, trouxe à tona a discussão acerca do assunto. Análises da situação dividem opiniões de profissionais. Afinal, o garoto autor dos disparos sofria bullying? De que maneira? Como identificar? Como ajudar?

Questionamentos pertinentes para desenrolar este novelo. Mas o assunto merece cuidado, principalmente por parte dos pais e da escola. No caso de Ana Bárbara, a atenção dada pela mãe foi imprescindível.

“Eu ganhei um sorteio na escola e tiraram uma foto minha para colocar no site, mas saí com a boca aberta. No outro dia, meus colegas de sala colocaram essa foto no perfil do grupo do WhatsApp. Eu nem estou neste grupo, mas soube porque uma amiga minha printou e me mandou. Depois também fiquei sabendo começaram a fazer memes me zuando e espalharam em outros grupos”, recorda a estudante.

Triste e abalada com a situação, Ana Bárbara levou o problema primeiro à mãe e depois à coordenação do colégio. “Mostrei todos os prints para a minha mãe e ela viu a gravidade, entendeu o quanto aquilo me atingiu, e na escola todos se empenharam para descobrir quem tinha feito as montagens”, conta a adolescente.

Os responsáveis por espalhar as mensagens foram identificados e suspensos. “Mas ninguém me pediu desculpa, não acharam que o que fizeram foi grave, encararam só como brincadeira”, lamenta Ana Bárbara.

A estudante lembra que, na época, ela sofreu com uma síndrome do pânico. “Fiz terapia, tive que entender que o problema estava nos outros e não em mim, e também enxerguei que quem ri participa indiretamente”, diz.

Reflexos – Para a psicóloga e especialista em bullying Valéria Rezende, as escolas precisam urgentemente capacitar os profissionais que atuam nas unidades. “É lei ter programas que tratem o assunto, mas está só no papel. Embora todos estejam conscientes, não há capacitação dos educadores para identificar casos de bullying”, alerta.

Valéria atuou por 20 anos dentro de escolas, lidando com o problema diariamente, e ela afirma que é preciso um olhar atento aos alunos todos dias. “Começa em algo bobo, mas se não der atenção, pode ficar grande. As escolas continuam negando o bullying, dizem que sempre existiu, mas estamos vivendo uma época de muita violência, as redes sociais estão ensinando a sermos intolerantes, disseminando uma cultura de ódio. E o bulliyng deixa marca, não tenho dúvida disso”, destaca a psicóloga.

Segundo Valéria, existem três personagens no bullying: vítima, agressor e expectador. “A plateia pode incentivar ou desestimular. Quando ri, dá mais poder ao agressor. Este, por sua vez, pode ter mais problema do que a vítima. Tudo é um reflexo do que a criança e o adolescente sofre em casa. Pode ser uma pessoa que traz insegurança, que busca aceitação, são vários casos”, explica Valéria.

Mas em todo caso, Valéria ressalta que cada um reage ao bullying de uma maneira, mas que isso não é justificativa pra nada. “Ninguém pode matar outro porque sofre abusos”, diz.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
joao gomes show em campo grande

Após dormir em aeroporto, João Gomes se pronuncia sobre show em Campo Grande: ‘primeiramente’

Lula assina MP com isenção para taxímetros e assiste filme nacional nesta segunda-feira, 14

luis henrique tapa em joao pedro

Final do Mundial tem confusão generalizada pós-jogo e tapa de Luis Enrique em João Pedro

Quais times estão confirmados no Mundial de Clubes de 2029? Veja lista

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Ministério Público Eleitoral investiga troca de esterco por voto em eleição extra do município de Bandeirantes

Últimas Notícias

Polícia

Motorista que afundou com carro no Rio Paraguai estava a trabalho em Porto Murtinho

Corpo foi encontrado há aproximadamente 12 metros da margem e 6 metros de profundidade

Esportes

Corinthians desperdiça ‘caminhão’ de chances, leva gol no último lance e perde do Bragantino

Com o resultado, o Corinthians cai para a 11ª posição, com 16 pontos

MidiaMAIS

‘Queria ser a primeira, e fui’: fã faz loucura para ver João Gomes em Campo Grande

Show de João Gomes na Capital é realização de sonho para admiradores

Le Blog Maria Antonia

Sinner derruba Alcaraz e vence Wimbledon pela primeira vez

O italiano Jannik Sinner surpreendeu o espanhol e atual campeão Carlos Alcaraz por 4-6, 6-4, 6-4, 6-4. Esta é sua primeira vitória em um Grand Slam em Wimbledon, mas ele já possui outros três títulos , o Australian Open de 2024, o US Open de 2024 e o Australian Open de 2025. Fotos: Reprodução/ Rede … Continued