Iniciativa reúne mais de 200 mil pessoas do e técnico

O primeiro Conselho de Reitores reúne universidades públicas e privadas além de um instituto federal com o objetivo fortalecer o ensino superior e ajudar a alavancar o desenvolvimento do Estado por meio da execução de projetos em diversas áreas. A base da iniciativa conta com mais de 200 mil pessoas. A solenidade aconteceu na última segunda-feira (21), com a presença de inúmeras autoridades, entre elas a do governador do Estado Reinaldo Azambuja e o ministro da Educação José Mendonça Bezerra Filho.

O Crie/MS reúne mais de 200 mil pessoas, entre alunos matriculados em cursos presenciais e a distância, professores, técnicos, funcionários terceirizados e colaboradores das universidades que o integram.

“Se estivéssemos tratando de densidade populacional, se fossemos um município, com esse contingente seríamos o segundo mais populoso de Mato Grosso do Sul, atrás somente da Capital, e possivelmente o segundo maior em arrecadação e orçamento”, destacou o presidente do Conselho, Fábio Edir dos Santos Costa, reitor da UEMS que juntamente com o seu vice, padre Ricardo Carlos, reitor da UCDB, foi empossado na solenidade realizada nesta semana.

As ações do Crie/MS serão feitas em cinco áreas: Ciência, tecnologia e inovação; excelência na Educação; internacionalização e mobilidade acadêmica; turismo e cultura; e comunicação científica.

“O Crie-MS vem para formalizar a parceria entre as universidades públicas e privadas para ações conjuntas e indicações de políticas públicas, tanto na Educação como em inúmeras outras áreas. Nossa primeira ação será auxiliar na Rota de Integração Latino Americana, com estudos para a viabilização da ponte sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta”, explicou Fabio Edir.

Outro desafio é a redução da evasão universitária que atinge todas as instituições de ensino superior. “Em que pese toda a dificuldade que enfrentamos para reter esses estudantes até a conclusão do curso, temos avançado no número de profissionais formados. Do total de 13 mil formados anualmente em nosso Estado, tendo como referência os anos de 2015 e 2016,mais de 8 mil saíram dos bancos escolares das universidades que compõem o Crie/MS”, assegurou Fábio Edir.Para fortalecer ensino superior, Conselho de Reitores é empossado em MS

A iniciativa é considerada fundamental para o desenvolvimento do Estado, conforme foi comentado pelo presidente da presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Junior Mochi (PMDB). “Estamos sendo pioneiros com essa união entre as universidades, que dará uma contribuição efetiva à Educação e à sociedade”, disse o parlamentar.

Na ocasião, o ministro Mendonça Filho celebrou a integração das universidades e garantiu a continuidade de recursos ao Ensino Superior. “As instituições integradas com ações conjuntas para o desenvolvimento da Educação têm total simpatia do MEC”, destacou.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) parabenizou os reitores pela iniciativa do Crie-MS e ressaltou “em função da falta de verbas, entendemos que ações como esta são avanços na busca pela eficiência e otimização de recursos”.

Compõem o Conselho os reitores Marcelo Turine (UFMS), Liane Maria Calarge (UFGD), Fábio Edir dos Santos Costa (UEMS), Luiz Simão Staszczak (IFMS), Leocádia Aglaê Petry Leme (Anhanguera/Uniderp) e padre Ricardo Carlos (UCDB).