Pular para o conteúdo
Cotidiano

Para fortalecer ensino superior, Conselho de Reitores é empossado em MS

Iniciativa reúne mais de 200 mil pessoas do ensino superior e técnico
Arquivo -

Iniciativa reúne mais de 200 mil pessoas do e técnico

O primeiro Conselho de Reitores reúne universidades públicas e privadas além de um instituto federal com o objetivo fortalecer o ensino superior e ajudar a alavancar o desenvolvimento do Estado por meio da execução de projetos em diversas áreas. A base da iniciativa conta com mais de 200 mil pessoas. A solenidade aconteceu na última segunda-feira (21), com a presença de inúmeras autoridades, entre elas a do governador do Estado Reinaldo Azambuja e o ministro da Educação José Mendonça Bezerra Filho.

O Crie/MS reúne mais de 200 mil pessoas, entre alunos matriculados em cursos presenciais e a distância, professores, técnicos, funcionários terceirizados e colaboradores das universidades que o integram.

“Se estivéssemos tratando de densidade populacional, se fossemos um município, com esse contingente seríamos o segundo mais populoso de Mato Grosso do Sul, atrás somente da Capital, e possivelmente o segundo maior em arrecadação e orçamento”, destacou o presidente do Conselho, Fábio Edir dos Santos Costa, reitor da UEMS que juntamente com o seu vice, padre Ricardo Carlos, reitor da UCDB, foi empossado na solenidade realizada nesta semana.

As ações do Crie/MS serão feitas em cinco áreas: Ciência, tecnologia e inovação; excelência na Educação; internacionalização e mobilidade acadêmica; turismo e cultura; e comunicação científica.

“O Crie-MS vem para formalizar a parceria entre as universidades públicas e privadas para ações conjuntas e indicações de políticas públicas, tanto na Educação como em inúmeras outras áreas. Nossa primeira ação será auxiliar na Rota de Integração Latino Americana, com estudos para a viabilização da ponte sobre o Rio Paraguai, entre e Carmelo Peralta”, explicou Fabio Edir.

Outro desafio é a redução da evasão universitária que atinge todas as instituições de ensino superior. “Em que pese toda a dificuldade que enfrentamos para reter esses estudantes até a conclusão do curso, temos avançado no número de profissionais formados. Do total de 13 mil formados anualmente em nosso Estado, tendo como referência os anos de 2015 e 2016,mais de 8 mil saíram dos bancos escolares das universidades que compõem o Crie/MS”, assegurou Fábio Edir.Para fortalecer ensino superior, Conselho de Reitores é empossado em MS

A iniciativa é considerada fundamental para o desenvolvimento do Estado, conforme foi comentado pelo presidente da presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Junior Mochi (PMDB). “Estamos sendo pioneiros com essa união entre as universidades, que dará uma contribuição efetiva à Educação e à sociedade”, disse o parlamentar.

Na ocasião, o ministro Mendonça Filho celebrou a integração das universidades e garantiu a continuidade de recursos ao Ensino Superior. “As instituições integradas com ações conjuntas para o desenvolvimento da Educação têm total simpatia do MEC”, destacou.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) parabenizou os reitores pela iniciativa do Crie-MS e ressaltou “em função da falta de verbas, entendemos que ações como esta são avanços na busca pela eficiência e otimização de recursos”.

Compõem o Conselho os reitores Marcelo Turine (UFMS), Liane Maria Calarge (UFGD), Fábio Edir dos Santos Costa (UEMS), Luiz Simão Staszczak (IFMS), Leocádia Aglaê Petry Leme (Anhanguera/Uniderp) e padre Ricardo Carlos (UCDB).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

João Gomes prova carnes exóticas em camarim após show em MS e diz: ‘Respeita’

Previsão do tempo: semana começa quente e seca, mas termina com frio e chuva em MS

Morre Flávio Pantera, goleiro que foi campeão brasileiro pelo Athletico, aos 54 anos

Dagoberto Nogueira grava vídeo e explica cirurgia para retirada de hérnias

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

joao gomes parque das nações

João Gomes deixa escapar intimidade e transforma parque em formigueiro: 'um caos'

Motorista de caminhonete bate de frente com carreta na BR-163 e morre

Na época em que celular era só para ligação, Rosilene foi 'rainha' e sonha com volta do Orkut

Últimas Notícias

Cotidiano

Vai viajar? Confira interdições da BR-163 nesta segunda-feira

Rodovia tem 12 pontos interditados e 48 funcionando em esquema pare-e-siga em Mato Grosso do Sul

Transparência

Dourados receberá obras de pavimentação de linhas de transporte coletivo

Investimentos foram anunciados durante reunião entre o governador de MS e o prefeitos, além de parlamentares municiais, estaduais e federais

Cotidiano

Com foco em cidadania, MS abre inscrições para curso que propõe atuação policial mais humanizada

O curso busca promover um novo modo de atuação policial baseado na cidadania e na aproximação com a sociedade

Polícia

Rapaz é esfaqueado três vezes em Campo Grande por ex-namorado ciumento

Autor foi para casa onde trocou de roupa para fugir