Município está localizado no sudoeste de MS

O município de – a 187 quilômetros de Campo Grande- completa 127 anos de emancipação política nesta terça-feira (18). A cidade apesar de pequena, contando com aproximadamente 14.391 habitantes, é famosa por ser palco da “Retirada da Laguna”, durante a Guerra do Paraguai e também, por ser o Vale dos Dinossauros sul-mato-grossenses. 

As festividades na cidade foram antecipadas, no último fim de semana, para que coincidissem com a entrega de obras pelo Governo do Estado. De acordo com a prefeitura da cidade, às 8 horas desta quarta-feira haverá a comemoração na Praça XV de Novembro.

Retirada da Laguna

Na última quinta-feira (13), foi feita a tradicional encenação dos 150 anos da Retirada da Laguna. O teatro reconta o episódio histórico ocorrido na Guerra do Paraguai em 1867. 

Palco da ‘Retirada da Laguna', Nioaque completa 127 anos de emancipação

Dos três mil soldados enviados inicialmente para compor as tropas, apenas 700 sobreviveram. Seus nomes estão gravados em um monumento em Porto Canuto (na cidade de Anastácio).

Vale dos Dinossauros

​Nioaque também é conhecida como Vale dos Dinossauros. Em 2007, paleontólogos encontraram pegadas de dinossauros que podem ter mais 100 milhões de anos. Os estudiosos estiveram no Rio Nioaque para a observação das formações rochosas e foram encontrados sítios arqueológicos.