Cotidiano

Pacientes de CAPs expõe trabalhos manuais no Projeto Estação Cultural

Peças produzidas em terapias ocupacionais

Tatiana Marin Publicado em 07/07/2017, às 20h36

None

Peças produzidas em terapias ocupacionais

Trabalhos manuais resultantes de atividades realizadas em oficinas de terapia ocupacional aos pacientes dos CAPs (Centros de Atenção Psicossocial) do Vila Almeida e da Vila Margarida estarão expostos na Estação Cultural (Plataforma Cultural) neste sábado (8) a partir das 13h. Os trabalhos foram selecionados e integram as ações de reinserção social destes usuários das unidades.

Do CAPS Vila Almeida, as belas pinturas em tela do senhor Marcelo de Andrade Portela fazem parte da exposição, enquanto que do Vila Margarida, os magníficos crochês, ponto cruz e pinturas em caixas de madeira (MDF) confeccionados pelos usuários, complementam a exibição.

Oficinas de arte como terapia ocupacional tem a capacidade de acomodar largas variações individuais e de respeitar o tempo e o ritmo psíquico de cada trabalhador, além de desenvolver a convivência e a troca de experiências com demais pacientes.

Pacientes de CAPs expõe trabalhos manuais no Projeto Estação Cultural

“A manifestação artística permite ao indivíduo expressar conteúdos emocionais, culturais e pessoais. Pessoas em sofrimento psíquico muitas vezes encontram dificuldades de expressar seus sentimentos, porém, por meio da arte e da criatividade é possível entrar em contato com o que há de mais belo, verdadeiro e saudável, permitindo assim, um retorno da auto estima e aumento do autoconhecimento”, disse a psicóloga Ana Paula Taveira do CAPS Vila Almeida, em referência a importância da terapia ocupacional em grupo e individual.

Serviço
Estação Cultura – Exposição de trabalhos manuais de pacientes dos CAPS Vila Almeida e Vila Margarida
Local: Plataforma Cultural – Avenida Calógeras, 3015.
Data: 08/07 (sábado)
Horário: a partir das 13h

Jornal Midiamax