Pular para o conteúdo
Cotidiano

Organizada por mulheres, 1ª mostra da cultura camponesa acontece em Campo Grande

Espaço terá produtos diversos e apresentações artísticas
Arquivo -

Espaço terá produtos diversos e apresentações artísticas

Você conhece tudo que é produzido no campo e chega até a sua mesa? Se a resposta é não, você tem chance de saber mais. Fortes dentro do movimento, as mulheres do MST (Movimento Sem Terra) trazem para a 1ª ‘mostra da cultura camponesa’. O evento ocorre durante a sexta-feira (7), e oferece, além de diversos produtos agroecológicos e orgânicos, apresentações artísticas, como shows e declamações de poesia.

Quem comemora e ajudou a organizar o evento é a jovem Sindy Gauber, 20, que vive no assentamento ‘Geraldo Garcia’, em – a 70 km de Campo Grande -, local que ela divide com cerca de 182 famílias. Sindy explica que além de expor a diversidade produzida no âmbito da agricultura familiar, a exposição tentar ‘quebrar uma cadeia’ que estabelece pouco contato entre os produtores e os clientes.

“É uma iniciativa ainda pequena para gente mostrar o que os assentados estão produzido do Mato Grosso do Sul. Vem gente desde o pantanal, da região do cone sul, vem gente do Estado inteiro. Hoje nossa maior dificuldade é escoar a produção, os assentados produzem, mas os assentamentos são longe, não tem linhas de crédito para vender a produção e perdem muitos produtos porque não conseguem escoar. E a feira é uma ótima oportunidade porque o produtor vai dialogar diretamente com o comprador”, comenta ela.

Organizada por mulheres, 1ª mostra da cultura camponesa acontece em Campo Grande

Além dos assentamentos, as mulheres do MST também convidaram outras organizações camponesas, comunidades quilombolas e pessoas ligadas à economia solidária.

Mulheres camponesas

Sindy relata que a questão de gênero é central no MST, que tenta, por meio da auto-organização das mulheres, estabelecer mais autonomia.

“O MST tem desde o seu início, uma preocupação com debate de gênero, nessa perspectiva tem o coletivo de mulheres e uma das pautas é a autonomia financeira das mulheres, e aí elas organizam sua produção, seu artesanato e essa feira foi uma discussão levantada por elas. Por que não fazer uma mostra da nossa produção? Uma tentativa de começar alguma coisa”, comenta.

“Hoje, a gente tem uma realidade que muitas famílias não conseguem sobreviver só do lote, então as mulheres que acabam ficando mais no assentamento e elas são responsáveis pelo que a gente chama de quintais produtivos, aquela produção que tem em torno de casa, que é mais pra subsistência da família e acaba sobrando para a venda, da onde as mulheres conseguem ter um pouco de lucro”, relata ela.

A ideia, agora, é que a mostra ocorra mais vezes. “A gente está começando, mas a ideia é que se ela conseguir dialogar com a sociedade e conseguir se desenvolver bem, a ideia é continuar com ela, pelo menos uma vez por mês”, pontua.

A mostra começa amanhã (7) às 9h, na Rua Juruena, nº 309.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PF desarticula quadrilha especializada na produção de droga sintética

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Campo-grandense Judson garante vaga na convocação para a Liga das Nações Masculina 2025

Homem que tentou matar ex-companheira com 7 facadas na frente dos filhos é preso em MS

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Fogo consome residência enquanto família dormia no interior de MS

Últimas Notícias

Cotidiano

TJMS abre as inscrições para a 2ª Caminhada Todos por Elas

O evento busca mobilizar a sociedade na luta contra o feminicídio e na construção de um ambiente mais justo e igualitário para as mulheres

Política

Na CPI das Bets, Soraya acusa influenciador Rico de promover vício em jogos on-line

Soraya é relatora da CPI das Bets

Política

Arcebispo Dom Dimas convida legislativo para Jubileu das Autoridades Civis

Arcebispo Metropolitano de Campo Grande visitou a Alems (Assembleia Legilsativa de Mato Grosso do Sul) e a Câmara de Vereadores da Capital

Polícia

Corpo de homem encontrado em estação de esgoto no interior de MS é identificado

O corpo havia sido localizado no dia 22 de abril