Pular para o conteúdo
Cotidiano

Operação surpresa fiscaliza cobrança de despacho de bagagem em aeroporto

Companhias aéreas foram autuadas
Arquivo -

Companhias aéreas foram autuadas

Operação surpresa – que teve início por volta das 7 horas desta sexta-feira (28) -, no Aeroporto Internacional de , fiscaliza o cumprimento da resolução da (Agência Nacional de Aviação Civil) nº 400, de dezembro de 2016, que dispõe sobre as condições gerais de transporte aéreo, incluindo o despacho de bagagem. 
Uma hora após o início da operação, três empresas já tinham sido autudas por falta de informações sobre o serviço nos sites das companhias.

A fiscalização reúne representantes do Procon (Superintendência de Defesa do Consumidor), OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul) MPE (Ministério Público Estadual), Decon (Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor) e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

O superintendente do Procon, Marcelo Salomão, ressalta que os órgãos vão verificar se as empresas cumprem as regras sobre preço do despacho das bagagens e se oferecem informações claras aos passageiros.Operação surpresa fiscaliza cobrança de despacho de bagagem em aeroporto

A operação acontece nesta manhã em vários aeroportos do Brasil e foi motivada por meio de denúncias encaminhadas aos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

“Recebemos denúncias no Procon em relação aos preços cobrados pelo despacho de bagagem e o nosso objetivo é pegar as empresas desprevenidas”, afirma Salomão.

Conforme a resolução, o transportador deve permitir uma franquia mínima de 10 quilos de bagagem de mão por passageiro de acordo com as dimensões e a quantidade de peças definidas no contrato de transporte.  

“As malas com menos de 10 quilos podem ser despachadas, mas cada cada companhia tem uma especificação diferente em relação à dimensão da bagagem e por isso passageiros não conseguem despachar”, observa Nikollas Pellat, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-MS.

Procurador Aroldo José de Lima diz que o Ministério Público Estadual não recebeu denúncias a respeito do serviço de despacho de bagagens, no entanto, participa da operação. 
“Não há denúncias ainda a respeito, mas participamos em apoio à esfera estadual  e para verificar se estão sendo cumpridas regras das relações de consumo”, justifica.

O cumprimento da lei sobre filas preferenciais também é alvo da fiscalização. Além das companhias aéreas, lojas foram fiscalizadas com a intenção de verificar os preços, a qualidade dos produtos comercializados e o cumprimento da lei de consumo.

Durante a operação, cartilhas com informações a respeito da resolução da Anac são distribuídas aos passageiros. As empresas serão nacionalmente notificadas para que prestem informações claras sobre as especificações das taxas e dimensões das bagagens.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caso Nicolly: novas partes do corpo da adolescente esquartejada são encontradas às margens de lagoa

Polícia paraguaia prende suspeito de tráfico acusado de triplo homicídio na fronteira com MS

Taxistas bloqueiam carros de terceirizada da Aena em protesto por vaga exclusiva no aeroporto

‘Eu vou te matar’: casal é preso após furtar farmácia e ameaçar trabalhador que tentou conter fuga

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

9096bets: aposte com segurança em uma plataforma líder em 2025

Últimas Notícias

Esportes

Brasil empata com a Colômbia e avança na liderança da Copa América Feminina

Agora, a equipe comandada por Arthur Elias enfrentará o Uruguai, segundo colocado do Grupo A

Polícia

Veterano da PM morre após crise em via pública de Campo Grande

Após parada cardiorrespiratória, a vítima não resistiu mesmo diante de quase uma hora de tentativas de reanimação

Polícia

Cansada do ‘som alto’, mulher chama polícia para vizinho mesmo sob ameaça

Caso aconteceu no Aero Rancho, em Campo Grande. O autor já havia a ameaçado caso ela procurasse a polícia

Polícia

Mulher é presa com quase meia tonelada de maconha na MS–156 rumo a SP

Prejuízo estimado ao crime organizado foi de R$ 950 mil, segundo a corporação.