Pular para o conteúdo
Cotidiano

Obras do Reviva Centro começam em janeiro pela Rua 14 de Julho

Mudanças incluem a retirada de linhas de ônibus da 14
Arquivo -

Mudanças incluem a retirada de linhas de ônibus da 14

Lançado há 7 anos, as obras do Reviva Centro finalmente têm data para começar.  A coordenadora de projetos especiais da prefeitura de , Catiana Sabatin, adiantou que a Rua 14 de julho recebe a revitalização a partir de janeiro de 2018. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (4), durante Audiência Pública na Câmara Municipal. 

O contrato de financiamento dos U$ 56 milhões destinados a revitalização foi assinado em assinado em 12 de maio, pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Brasília. O próximo passo é a abertura do processo de licitação para a escolha da empresa, previsto para outubro. 

O processo de contratação pode levar cerca de dois meses, portanto, as obras poderiam começar em dezembro, mas a coordenadora explicou que janeiro ficou definido para não atrapalhar o movimento do comércio no fim ano, que costuma ser o melhor período de vendas da região. Catiana também detalhou que serão colocados tapumes para não atrapalhar o funcionamento das lojas e a circulação de consumidores.

A 14 de Julho será protagonista da revitalização, e o primeiro feito deve começar pela iluminação pública, que passará a ser embutida, assim como já existe na Avenida Paulista, em . Nesses 1.4 km serão gastos U$ 36 milhões. Todo o espaço dentro dessa área irá receber modificações, e ainda está prevista a implantação de árvores adultas, para proporcionar conforto aos pedestres. 

A calçada será ampliada, com o intuito de dar mais comodidade aos frequentadores, e para isso duas faixas de rolamento serão excluídas. Por causa da redução do asfalto, as linhas de ônibus que passampela via terão que mudar o itinerário. 

Catiana esclareceu que as duas linhas que fazem o trajeto da 14 serão desviadas para o corredor de transporte da Rua Rui Barbosa e avenida Calógeras. O mesmo deve ser feito com os itinerários dos ônibus que utilizam a 13 de Maio. “A ideia é concentrar o transporte público nestas duas vias, com estrutura, transbordo”, comentou. 

Trecho ‘caminhável’

Dentro dos U$ 56 milhões previstos para a reforma da área central, a prefeitura planeja o que chama de ‘requalificação do eixo caminhável’, que na prática deve facilitar o acesso de pedestres ao  Horto Floreatal, Mercadão e Morada dos Baís.  

Segundo a diretora-executiva de Planejamento e Gestão Estratégica, Catiana Sabadin, a prefeitura vai realizar o  tratamento de calçada, de iluminação, acessibilidade, de mobiliário urbano e tentar melhorar a circulação na região do Camelódromo”, detalhou.

De acordo como município, as ações visam promover a requalificação urbana, incentivando a ocupação dos terrenos e edificações, mediante a melhoria da infraestrutura e dos espaços públicos; da eficiência do sistema de transporte coletivo e da acessibilidade; fortalecendo a capacidade de planejamento e mobilidade urbana.

“Não tem um circuito que seja caminhável. A gente quer trabalhar um projeto para tornar aquele ambiente mais agradável, para as pessoas ficarem mais tempo no Centro, conviver”, complementa.

Projeto 

O acordo é que o empréstimo seja pago em até 25 anos, carência para de cinco anos e seis meses para o início do pagamento e juros de 2% ao ano. O objetivo, de acordo com a prefeitura, é criar um ambiente de shopping a céu aberto, para valorizar o comércio e o trânsito de pedestres. Para isso, o estacionamento será banido em três quadras e a faixa de rolamento será reduzida a duas faixas para que as calçadas sejam ampliadas.

Uma das mudanças mais esperadas é a implantação das redes elétricas embutidas, que passarão a ser subterrâneas. Também é mencionada a uniformização do mobiliário urbano como lixeiras, telefones públicos e bancas de revista. O projeto também vai abranger a Rua Pedro Celestino e as avenidas Ernesto Geisel e Fernando Corrêa e Mato Grosso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

No Dia dos Avós, Jubileu reúne centenas de idosos em paróquia de Campo Grande

Mulher chora diante de deputado acampado em frente ao STF em ‘jejum de palavras’

Doméstica de MS que perdeu visão por glaucoma conquista aposentadoria por invalidez

Jonir Figueiredo

‘Metamorfose pós-queimada’: Arte de Jonir mostrava beleza, mas denunciava exploração do Pantanal

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

“Resultado de uma diplomacia medíocre”, avalia Rodolfo sobre efeito Trump na indústria de armas

Últimas Notícias

Cotidiano

‘Artista ímpar’, resume Fundação da Cultura de MS após morte de Jonir

Natural de Corumbá, Jonir Figueiredo morreu neste sábado aos 73 anos

Polícia

Trio que estava desaparecido é encontrado morto com sinais de execução no Paraguai

Polícia suspeita que o trio teria sido vítima de emboscada

Cotidiano

Audiência pública vai discutir plano de aplicação dos recursos da Aldir Blanc

Recursos do Plano Nacional Aldir Blanc são destinados à cultura dos estados e municípios

Cotidiano

Enquanto Trump reclama, campo-grandense faz até anúncio atrás de Pix

Anúncio feito em rede social solicita PIX em troca de moedas