74 países foram alvos de um ciberataque global
O OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul) cancelou os contatos via e-mail nesta sexta-feira (12) por causa dos ataque eletrônicos a vários sistemas de informações. A Ordem emitiu uma nota nesta sexta informando que o contato com os departamentos deveriam ser feitos por telefone.
Nesta sexta-feira (12), 74 países foram alvos de um ciberataque global. Foram identificados 45 mil casos em empresas e órgãos públicos. Nesses locais, apareceu um aviso na tela dos computadores exigindo que seja paga uma quantia em bitcoins para que o sistema volte a operar.
No Brasil, a sede brasileira da Telefônica/Vivo, em São Paulo, além do Tribunal de Justiça de São Paulo, o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo e o Ministério Público do Estado de São Paulo foram afetados.
Na tela dos computadores, servidores do TJ e do MP se depararam com pedidos de resgate de US$ 300 por máquina afetada. Já a Petrobrás reiniciou a rede corporativa.
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes também relatou ataques na rede da Corte.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu o atendimento nas agências em todo o País a partir das 14h após indícios de ataque. A Caixa negou problemas em seus sistemas e disso que os saques a recursos do FGTS ocorrem normalmente.