Condenação histórica está entre os assuntos mais importantes

A condenação histórica do primeiro caso classificado como em Mato Grosso do Sul, a tentativa frustrada do ex-presidente do de barrar a investigação contra ele e a preparação de guardas civis para usar armas letais em Campo Grande estão entre os assuntos mais importantes do início da semana.

Nesta terça-feira, deputados federais retomam a discussão da reforma política, que irá definir as regras das próximas eleições. Enquanto isso, em Campo Grande, os vereadores analisam um projeto de lei que proíbe e prevê até a retirada de homenagens a pessoas condenadas por corrupção.

Confira os assuntos mais importantes para você começar a terça-feira (19) bem informado:

Feminicídio

Alex Armindo Anacleto de Souza foi condenado a 26 anos de prisão, na segunda-feira (18), em Ribas do Rio Pardo, no julgamento do primeiro caso considerado feminicídio em Mato Grosso do Sul. Ele matou e ocultou o corpo da ex-mulher, Isis Caroline da Silva, de 24 anos. O julgamento histórico para o Estado durou nove horas.

10 passagens

O Midiamax revelou que o principal suspeito de matar a golpes de tesoura a jovem Mayara Fontoura Holsback, de 18 anos, tem uma ficha criminal com mais de dez passagens por casos envolvendo violência doméstica, entre elas uma tentativa de homicídio. Além disso, ele acumula duas condenações por crimes contra a ex-mulher e pelo menos três fugas do sistema prisional.

Corrupto ‘desomenageado'

Nesta terça-feira (19), os vereadores de Campo Grande analisam, em primeira discussão e votação, um projeto de lei que proíbe e prevê até a retirada de homenagens a pessoas condenadas por corrupção.

Armados

A prefeitura de Campo Grande abriu uma seleção para preparar 200 guardas municipais para o uso de armas letais.

Antivírus

A tentativa do ex-presidente do Detran de anular a operação Antivírus não teve êxito, até o momento. O investigado – que chegou a ser preso no dia 29, mas foi solto após conseguir um habeas Corpus – alegou que tinha foro privilegiado. O desembargador Luiz Cláudio Bonassini da Silva disse que não. A defesa de Gerson Claro aguarda a decisão colegiada, da 3ª Câmara Criminal.

Novas regras

A Câmara dos Deputados volta a discutir a reforma política. De acordo com a pauta legislativa, os parlamentares poderão voltar a debater, nesta terça-feira (19), a PEC 77/03, que define novo sistema eleitoral e cria um fundo público para financiar campanhas eleitorais.