Equipe de 10 nutricionistas

Garantir a oferta de uma merenda de qualidade na Rede Municipal vai além do preparo e acompanhamento da execução dos cardápios, junto às merendeiras. Também é preciso garantir aos profissionais ligados diretamente ao processo, um espaço físico adequado, equipado de forma que atenda às necessidades das unidades escolares.

É com este objetivo que uma equipe de 10 nutricionistas da Reme está em campo, para realizar um levantamento rigoroso quanto a estrutura física das cozinhas e espaços de armazenamento de merenda nos Ceinfs (Centros de Educação Infantil) e nas escolas municipais.

Os profissionais se dividiram em grupos e cada um está atendendo duas unidades por dia. A equipe está inspecionando a cozinha dos 99 Ceinfs e das 94 escolas. Desse total, pelo menos 80 unidades já foram visitadas.

Segundo a chefe da Divisão de Abastecimento Alimentar, Fátima Pereira de Souza, a idéia é, aos poucos, melhorar a estrutura destes espaços.  Nesta primeira fase do trabalho, as nutricionistas estão conversando com as merendeiras e ouvindo as demandas sobre as necessidades do ambiente de trabalham, além de verificar desde o funcionamento de freezers e geladeiras, até a estrutura física do espaço.

Após a verificação dos problemas, será elaborado um relatório para que as adequações necessárias sejam realizadas nas cozinhas. “Temos 30 dias para fazer essa avaliação técnica. Após as adequações, o próximo passo será, de fato, acompanhar a elaboração dos cardápios”, explica Fátima.

Ela ainda ressalta que, mesmo antes da conclusão do relatório, as nutricionistas  já vêm acompanhando o trabalho das merendeiras desde o início das aulas,  em 3 de fevereiro, esclarecendo dúvidas e orientando os pais que tem filhos com algum tipo de restrição alimentar, quando solicitadas.

Ainda dentro do projeto, em uma segunda fase, as nutricionistas também irão acompanhar de perto o preparo dos cardápios oferecidos nas unidades da Reme. “Todos os alunos estão recebendo merenda desde o primeiro dia de aula, mas novos itens serão acrescidos nos próximos meses, por isso as nutricionistas farão um acompanhamento rigoroso”, finaliza.