Total de doações deve superar 100 mil peças

Um grande evento para celebrar os excelentes resultados de uma força-tarefa: com mais de 100 mil itens como roupas, agasalhos e cobertores recolhidos por meio de doações, a Campanha do Agasalho 2017, puxada pela primeira dama do Estado, Fátima Azambuja, alcançou sua reta-final. Na noite da última terça-feira (2), portanto, mais um esforço da primeira dama resultou em pelo menos 3 mil peças arrecadadas, trazidas pelos convidados do ‘Chá Aqueça uma vida', realizado no buffet Yotedy.

O evento marcou a última semana da campanha, que se estende até esta sexta-feira (5). O total de peças arrecadadas ainda passará por avaliação, mas a expectativa é que o número ultrapasse 100 mil itens – somente o governo do Estado entrou com 80 mil cobertores, parte originada de doações e parte obtida com recursos próprios. Todas as peças passarão por triagem e beneficiarão, pela primeira vez, todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, já nos próximos 15 dias.

Dona Fátima Azambuja revelou satisfação com o resultado da campanha, iniciada em 2015, mas que cresce a cada ano. “Atingimos um resultado muito bom. Nem posso dizer que me surpreendi, porque a gente sabe que as pessoas são solidárias, que elas colaboram e que tem sensibilidade”, explica. “Ainda nem contabilizamos, mas no último levantamento, feito ainda na noite de ontem, já tínhamos superado o número de 3 mil peças, somente entre o que foi arrecadado no Chá”, revela a primeira dama.

Esta é a terceira edição da Campanha do Agasalho, iniciada junto aos servidores tão logo o governador Reinaldo Azambuja assumiu o posto. “Mas ela ganha fôlego a cada ano. Em 2017, demos início no dia 4 de abril e encerraremos na sexta (5), mas temos certeza que vamos superar o número do ano passado, que foi cerca de 26 mil peças. Neste ano, tivemos a adesão de vários parceiros e empresas, que nos possibilitarão ter um resultado ainda melhor”, completa a primeira dama. São parceiros desta edição a Águas Guariroba e a ACICG (Associação Comercial e Industrial de ).

Segundo dona Fátima Azambuja, com o fim da iniciativa solidária, a próxima etapa e fazer o balanço das doações e já preparar os kits. “Mas não é porque a campanha se encerra na sexta que deixaremos de receber as doações. De fato, vamos fazer as visitas nas secretarias, recolher as peças que forem doadas por lá e na sequência organizaremos os kits para efetuar as entregas. O governador também deverá se reunir com os prefeitos dos municípios sul-mato-grossenses para acertar as entregas”, explica.

A campanha

No ano em que foi criada, a campanha chegou a reunir 11.500 peças, entre agasalhos, cobertores e roupas, que foram distribuídas para 15 entidades. No ano passado, cerca de 26 mil peças beneficiaram 24 entidades. Já em 2017, a expectativa é que o número de peças supere os 100 mil e todas as doações serão beneficiarão os 79 municípios do Estado.

“Não temos dúvidas de que os sul-mato-grossenses são caridosos e solidários, temos visto isso refletido nesta campanha, que veio para ficar e só cresce com os anos. Todos os parceiros estão de parabéns. Todos os servidores, todas as pessoas envolvidas, têm participação neste resultado. Estamos muito contentes com os números de agasalhos e cobertores, que aquecerão as famílias que tanto necessitam”, conclui a primeira dama.

Durante o evento beneficente da última terça, passaram pelo palco a Banda Urbem, a Orquestra Infantil da Fundação Zahran, sob a regência do maestro Eduardo Martinelli, o Ballet Isadora Duncan, o Coral Rede I e a Liga do Bem. As doações ainda podem ser feitas nas secretarias e órgãos estaduais, até a próxima sexta-feira (5).