Pular para o conteúdo
Cotidiano

Na Capital, salões de beleza irão identificar violência doméstica

Projeto é do Tribunal de Justiça
Arquivo -

Projeto é do Tribunal de Justiça

Em , alguns salões de beleza também serão locais que irão identificar . Inédita, a iniciativa é da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e da 3ª Vara da Violência Doméstica e Familiar de Campo Grande. 

O Mãos emPENHAdas Contra a Violência, irá capacitar os trabalhadores dos salões (cabeleireiras, manicures, depiladoras) para identificar, nas clientes, traços de violência doméstica e familiar. Identificadas as agressões, poderão passar informações sobre todas as formas de violência que a mulher sofre e os direitos que estão na Lei Maria da Penha. Os profissionais aconselharão as clientes sobre a existência de medidas protetivas e outras providências contra o agressor.

“A iniciativa terá a parceria de salões de beleza da capital, que serão multiplicadores de informações sobre todas as formas de violência doméstica e familiar contra as mulheres. Os estabelecimentos terão um selo de parceria para indicar a participação na campanha”, explica o CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Projeto

A iniciativa integra uma campanha maior do poder judiciário, o “Mulher Brasileira – Todos emPENHAdos Contra a Violência”, uma analogia a Maria da Penha Maia Fernandes ativista que deu nome a primeira lei efetiva de combate a violência doméstica no país. Março, em razão do dia 8 – dia internacional da Mulher – é, tradicionalmente, um mês de ativimso. A campanha, ainda assim, será realizada durante todo o ano, com atividades em prol da mulher e contra toda forma de violência doméstica.

“No último dia 20, a coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e juíza da 3ª Vara da Violência Doméstica e Familiar de Campo Grande, Jacqueline Machado, reuniu na Casa da Mulher Brasileira representantes de salões de beleza da capital para apresentar o projeto e a campanha”, esclarece o CNJ. No dia 13, acontece a capacitação dos profissionais de beleza na Casa da Mulher Brasileira. O processo será conduzido pela juíza e pelos profissionais da 3ª Vara da Violência Doméstica e Familiar.

“São nestes lugares que as mulheres costumam contar, desabafar o que está passando. O profissional terá a capacidade de identificar e dar orientação para a mulher, porque, às vezes, nem ela consegue identificar o que está passando, tamanha é a dificuldade, por estar inserida no ciclo da violência, e por não conseguir se posicionar como vítima. Este profissional saberá, depois da capacitação, identificar e orientar do melhor modo, sem revitimizá-la”, contou a magistrada.

Os salões terão os selos do projeto, mais um incentivo para que as mulheres sintam-se acolhidas e saibam que nos locais há orientação.“Teremos vários salões de beleza espalhados pela cidade com um selo do projeto, assim a mulher saberá que ali ela tem a possibilidade de ter orientação do que fazer, qual a melhor forma de agir, onde pode buscar ajuda, seja no sentido de denunciar ou ter um tratamento e apoio da rede de proteção das mulheres”, complementa a juíza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Mistérios cercam hotel desativado que ganhou fama de mal-assombrado em Dourados

Por R$ 2,5 milhões, Miranda terá nova creche e escola em 2026

“Se cair, mata alguém”: moradores da Capital temem queda de árvore em chamas

Vai sair? Confira as interdições deste fim de semana em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

VÍDEO: Colisão que terminou com morte teve moto arrastada por ambulância em rodovia

Vem aí? Britney Spears é cotada para megashow gratuito em Copacabana

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista fica ferido após acidente na BR-163 em Rio Verde de Mato Grosso

Acidente aconteceu no km 672,8 e causou congestionamento na manhã deste sábado (26)

Trânsito

Equipe de ambulância envolvida em acidente com morte de jovem na BR-163 é afastada

Em nota, prefeitura de São Gabriel do Oeste disse que o motociclista atravessou repentinamente a pista

Famosos

Ana Maria Braga revela mágoa de Leonardo: ‘Não fala mais comigo’

Durante o Mais Você, Ana Maria Braga pegou todos de surpresa ao revelar uma briga com o cantor Leonardo; entenda o suposto motivo

Política

Bolsonaristas manifestam em Campo Grande e Dourados contra Moraes e Lula

Enquanto na Capital faixas marcam cruzamento de avenidas, em Dourados vice-prefeita adesiva carros