Pacientes que estão na fila de espera do SUS podem se consultar no CEM.
Em alusão a Semana Internacional da Tireoide, será realizada uma ação no CEM (Centro de Especialidades Médicas) para atender pacientes com alteração na tireoide e que estão na fila do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) do SUS. A ação acontece neste sábado (27), das 7 às 17 e é realizada na Capital pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) além de fazer parte da campanha nacional liderada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBE).
Segundo as informações da CREA (Rede de Atenção Especializada), a demora por uma consulta com um especialista pode chegar a quase um ano pela rede pública devido a falta de médicos endocrinologistas. São 381 pacientes na fila de espera em Campo Grande. A expectativa é que 160 pacientes sejam atendidos na ação que será realizada neste sábado, com pelo menos 110 consultas agendadas para o período matutino e 50 para o vespertino.
Serão 15 endocrinologistas atendendo durante a ação, que terá a participação de alunos de medicina das Ligas de Endocrinologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e da Universidade Anhanguera. Os acadêmicos irão tirar dúvidas dos pacientes e dos familiares além de distribuir folders educativos com informações sobre a tireóide.