Na Capital, gestante foi socorrida ao se assustar com raio

Os temporais que atingem grande parte de Mato Grosso do Sul neste domingo (22) são responsáveis por deixar o Estado em primeiro lugar em ranking de atividades elétricas no Brasil. De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), na região do Pantanal os riscos de descargas elétricas são moderados.

Os dados são medidos em tempo real pelo Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica). Por volta das 9 horas deste domingo, Mato Grosso do Sul era o único estado do país com tempestades elétricas com níveis entre moderada e alta.

Na região oeste do Estado, onde estão municípios como Corumbá e Miranda, é onde está concentrada a maior incidência de raios neste domingo. Em Campo Grande as descargas elétricas também são consideradas frequentes. Um raio, inclusive, fez com que uma gestante de 8 meses fosse socorrida pelo Corpo de Bombeiros nesta manhã

Ainda segundo os dados consolidados do Elat, a cidade de Porto Murtinho, também localizada na região oeste do Estado, é o município que lidera o ranking de cidades com maior registro de raios em Mato Grosso do Sul. Campo Grande é a 5ª cidade no ranking.

Se proteja

MS é o estado com maior registro de raios neste domingo no Brasil

Locais altos ou planos como morros, topo de prédios, campos de futebol, estacionamentos, torres e próximo de árvores isoladas, por exemplo, são locais a serem evitados.