Nesta quinta-feira (5)

Em parceria com a Universidade Federal de MS (UFMS), a Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Pedro Kemp (PT), realiza nesta quinta-feira (5/10), às 13h30, a audiência pública Arte! MS contra a .MS contra a Censura é tema de audiência pública em parceria com a UFMS

“A audiência em parceria com a UFMS representa um espaço de fundamental importância para uma discussão qualificada sobre o papel das artes e a democracia, em um momento histórico de crescimento do pensamento conservador, autoritário e carregado de ódio”, disse Kemp, que preside a Comissão de Educação do Legislativo de MS.

“A arte liberta porque está além do seu tempo. A nudez não erótica no museu quebra os tabus perniciosos do corpo como objeto projetando-o  em um espaço mais amplo e verdadeiro da liberdade. Os machistas agressivos aceitam somente o corpo nu erotizado, Xuxa, Globeleza, propaganda de cerveja”, disse o professor doutor do curso de Artes Visuais da UFMS, Paulo Duarte Paes.

Acadêmicos dos cursos de Direito, Pedagogia, Letras, Comunicação Social, Artes Visuais, Ciências Sociais, Psicologia participarão dos debates. Entidades da sociedade civil e movimentos sociais também foram convidados. São eles: Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS ), Conselho Regional de Psicologia 14ª região, Conselhos municipal e estadual de Cultura, Sindicato dos Jornalistas Profissionais –MS.

Foram convidados o arquiteto Ângelo Arruda, ex-presidente do Conselho Estadual de Arquitetura/ex-coordenador do curso de Arquitetura da UFMS; a diretora da Faculdade de Educação (Faed) da UFMS, Ordália Alves Almeida; Vera Lúcia Penzo Fernandes, Diretora da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC); Athayde Nery – Secretário Estadual de Cultura; Gilberto Luiz Alves – Professor Doutor, presidente do Instituto Cultural Gilberto Luiz Alves, conselheiro do Museu de Arte Contemporânea – professor da Uniderp; Fernando Cruz – Representando a Rede Nacional do Teatro; Fernanda Teixeira – Presidenta do Fórum Estadual de Cultura; Professor Doutor Paulo Duarte Paes – Curso de Artes Visuais – Faculdade de Arte, Letras e Comunicação da UFMS ; Dr. Rodrigo Zoccal – Defensoria Pública, Dr. Roberto Ferreira Filho – juiz de Direito e Antonio José Angelo Motti, psicólogo especialista em Psicologia Socia e pró-reitor do PROGEP (Pró Reitoria de Gestão de Pessoas) da UFMS.

A audiência será realizada na sala 403, do Bloco 06 (conhecido como shopping), na UFMS, em .