Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS 40 anos: Vitórias e desafios da maior população indígena do Estado

Mato Grosso do Sul é o segundo Estado em população indígena no Brasil
Arquivo -

Mato Grosso do Sul é o segundo Estado em população  no Brasil

Estado com segunda maior população indígena do Brasil, Mato Grosso do Sul é destaque tanto quando o assunto são índios que se superam em meio aos desafios impostos pela urbanização ou quando os conflitos fundiários pautam o noticiário. Apenas nos limites de estão mais de 15 mil índios, cerca de 18% da população indígena do Estado.

Levantamento do Instituto Socioambiental, o maior sobre o assunto no Brasil, revela que dois povos, os terena e os guarani kaiowá, estão divididos em 3 mil hectares dentro do município de Dourados.

A reserva indígena em terra homologada pela União é dividida entre as aldeias Jaguapiru e Bororó e não conta com nenhum grupo isolado, ou seja, todos têm contato direto com o “homem branco”.

Pesquisas feitas pela Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) mostram que nos últimos 7 anos houve crescimento na população indígena de Dourados. Enquanto em anos anteriores a quantidade de índios vivendo nas aldeias oscilava entre crescimento e diminuição, desde 2010 o número só apresenta crescimento.

Se a população só cresce, os problemas também. A violência acaba sendo reflexo de um baixo investimento do poder público. Relatório do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), com dados do ano passado, mostra que a mortalidade infantil entre os indígenas no Estado é duas vezes maior que a média nacional, Dourados lidera o ranking em Mato Grosso do Sul.

Luta armada

Além da violência entre os próprios índios, motivada principalmente pelo consumo de álcool e drogas – fuga para alguns que não encontraram seu papel em uma área com tantos irmãos e pouco espaço – há também os recorrentes conflitos fundiários entre indígenas e produtores rurais.

Um dos últimos registrados na região sul do Estado teve como protagonistas índios da tribo guarani-kaiowá que vivem na terra Dourados Amambipeguá I, nos municípios de , Laguna Carapã e Amambai.

Em junho do ano passado agente de saúde indígena Clodiode Aquileu Rodrigues de Souza, de 26 anos, morreu e outras seis pessoas ficaram feridas durante confronto na Fazenda Ivu, perto da aldeia Te’ Ýikuê. Assim como em outros casos no Estado, equipes da Força Nacional foram para a região com objetivo de evitar novos confrontos.

MS 40 anos: Vitórias e desafios da maior população indígena do Estado

Venceram

A luta contra a falta de oportunidade e as dificuldades impostas pela vida na aldeia não impediram que alguns índios conquistassem espaços nunca antes pensados. De advogado a rappers, os terena e guarani-kaiowá de Dourados têm muito do que se orgulhar.

Wilson Matos da Silva, hoje aos 56 anos, foi um dos primeiros indígenas da região a se formar em Direito e atuar como advogado. A formatura veio em 2003, de lá para cá, até a Comissão Especial de Assuntos Indígenas (Ceai) da OAB-MS (Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul) ele presidiu.  O preconceito enfrentado dentro e fora da universidade é sempre lembrado por ele quando sua história vem à tona.

Outros que levaram o nome das aldeias Jaguapiru e Bororó para o noticiário nacional foram os rappers Bruno Veron, Clemerson Batista, Kelvin Peixoto e Charlie Peixoto. Juntos eles formam o Brô MC’s, o primeiro grupo de rap indígena do país.

Os meninos que compõem principalmente em guarani ganharam o Brasil por meio da internet. Clipes gravados nas aldeias da cidade retratam a realidade enfrentada pelos indígenas nas aldeias.

Grupo criado em 2009, até hoje os meninos se apresentam em eventos espalhados por todo o Brasil. No mês passado, apresentado em São Paulo marcou mais uma das turnês do grupo pelo Brasil.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CMN simplifica uso de recursos da LCA por cooperativas de crédito

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

Paraguai está sob alerta de fortes chuvas na região de fronteira

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Copa do Brasil Feminina tem confrontos da primeira fase definidos

Últimas Notícias

Brasil

Juiz determina suspensão imediata de todos os descontos de aposentadorias em favor da Contag

A decisão suspende "todo e qualquer desconto associativo"

Trânsito

Ciclista morre atropelado na BR-267 e condutor foge do local

O condutor não parou para prestar socorro e fugiu do local

Política

Dourados terá 3 voos semanais para SP e venda de passagens começam amanhã, diz governador

Eduardo Riedel foi homenageado na Expoagro nesta sexta (9) e deu informação em primeira mão após negociações com companhia aérea

Trânsito

VÍDEO: motorista de MS cai com carreta no Rio Paraná

Algumas pessoas estavam próximas à margem no momento do ocorrido