Pular para o conteúdo
Cotidiano

MPF irá exibir ‘Martírio’ em Dourados

Interessados devem se inscrever por email
Arquivo -

Interessados devem se inscrever por email

O MPF-MS (Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul) realiza a exibição do documentário Martírio, sobre a luta dos Guarani e Kaiowá, na sexta-feira (12). A exibição é gratuita e os interessados em participarem devem enviar solicitação para o email [email protected]

A exibição ocorre na Rua Corrêa de Almeida, 2220 – Climax, às 15h. Após a apresentação do filme, haverá mesa de debate com lideranças indígenas locais e acadêmicos. O MPF-MS explica que, por restrições de espaço, o número de expectadores está limitado a 40 pessoas por sessão.

Exibições

Houve muito esforço para que o documentário do cineasta e indigenista Vincent Carelli (codirigido por Ernesto Carvalho e Tita), estreasse em . Não por acaso, toda a força-tarefa para que o filme fosse projetado na cidade tem a ver com o fato de que parte considerável da história documentada passa em Mato Grosso do Sul – o conflito entre indígenas Guarani Kaiowa e fazendeiros é o plot principal da narrativa de um processo histórico que culmina num genocídio étnico em pleno Século XXI.

Somente agora o coletivo Terra Vermelha, braço da sociedade civil em defesa dos povos indígenas, conseguiu um ‘ok’ para exibir o documentário na cidade. E mesmo assim, fora do circuito comercial, já que as salas de cinema de Campo Grande não demonstraram interesse em abrir sessões. A autorização para projetar o filme, portanto, veio do próprio diretor, que concordou com exibições de ‘Martírio’ no próximo dia 10, no Museu da Cultura Indígena Dom Bosco, situado no Parque das Nações Indígenas.

A proposta do coletivo, portanto, é apresentar o filme em uma sessão às 13h30, seguido de debate e de um ato político. No espaço, apenas 130 assentos estão disponíveis e, por isso, senhas serão distribuídas antes do museu abrir as portas para a projeção.

A narrativa apresenta o contexto histórico do conflito fundiário no estado que culminou em série de episódios de violência contra os índios. O longa-metragem já recebeu sete premiações em festivais de cinema nacionais e internacionais.

A distribuidora Vitrine Filmes – detentora dos direitos de exibição – iniciou negociação de exibição do filme com um dos cinemas de Campo Grande, para projeções comerciais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Veja os 10 golpes mais aplicados contra clientes bancários em 2024

Mudança no Código Eleitoral reduz participação feminina, diz Oxfam

Líder do PL na Câmara diz que ‘pessoalmente’ é contra a cassação de Glauber Braga

Três mulheres são presas com cocaína e maconha que seriam levadas a São Paulo

Notícias mais lidas agora

Mesmo sob mira da Corregedoria, ex-PGJ Alexandre Magno quer vaga no CNMP

Pais de bebê morta por broncopneumonia tem prisão decretada em Campo Grande

Investigadora de Polícia Civil é encontrada morta dentro de casa no interior de MS

Oposição denuncia fraude na eleição do Equador

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Resultado final do concurso dos Correios é homologado

Classificados dentro do número de vagas nos editais

Economia

Economia brasileira ficou estagnada em fevereiro, mostra prévia da FGV

O levantamento faz estimativas sobre o comportamento do Produto Interno Bruto

Polícia

VÍDEO: Incêndio destrói casa na Vila Nova Campo Grande

O incêndio pode ter sido criminoso

Polícia

Familiares procuram por Erick, desaparecido há 30 dias

Foi visto na cidade de Anastácio