Pular para o conteúdo
Cotidiano

MPE-MS permite uso interno de nome social a travestis e transexuais

Agentes devem respeitar gênero de usuários do órgão 
Arquivo -

Agentes devem respeitar gênero de usuários do órgão 

O MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) publicou nesta quarta-feira (1) uma resolução que regulamenta o uso do por travestis e transexuais que trabalhem ou que sejam atendidos pelo órgão público.

A possibilidade do uso do nome social se estende tanto a quem procura o Ministério Público quanto para os membros, estagiários, servidores e terceirizados do órgão.

Em um prazo de 180 dias, o sistema de registro de usuários e servidores do MPE-MS deve permitir o uso do nome social em destaque, criando um campo adicional para uso do nome de registro civil nos casos em que o primeiro for optado.

Ainda segundo a resolução, “os agentes públicos devem respeitar a identidade de gênero e tratar a pessoa pelo prenome indicado, que consta dos atos inscritos”.

O nome social deverá ser utilizado em cadastros de dados de usuários, comunicações internas, informações de uso social, identificação funcional de uso interno, listas de números de telefone e em nomes de usuário dos sistemas de informática do órgão.MPE-MS permite uso interno de nome social a travestis e transexuais

Mesmo assim, em processos judiciais, o nome de registro continuará sendo utilizado em sequência ao nome social, com o termo “registrado(a) civilmente como”, segundo a resolução.

O nome social é um direito concedido aos usuários e servidores da administração pública por Lei Federal desde 2015. O nome opcional serve como uma forma de respeitar a identidade de gênero de travestis e transexuais, registrados com nomes com os quais não se identificam

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tromper vanda camilo licitações

Chega ao STJ pedido para revogar tornozeleira de ex-chefe de licitações alvo de três esquemas de corrupção

Praça do Rádio ganhará mural colorido em comemoração ao aniversário de Campo Grande

Seu bairro está na lista? Confira o itinerário do ‘fumacê’ nesta terça-feira

gravidez

Ministério da Saúde autoriza R$ 98,1 mil para compra de testes de gravidez em MS

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

leo dias celebridade

A celebridade a qual Leo Dias se arrepende amargamente de ter dado fama

Últimas Notícias

Transparência

Justiça vai tentar acordo sobre construção em área que moradores querem posto de saúde

Moradores afirmam que não foram ouvidos e pedem serviço para beneficiar região

Política

‘Independente e tem autonomia’, avalia Vander Loubet sobre voto divergente de Fux no STF

Ministro votou contra as medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Transparência

Nelson Cintra é multado pelo TCE-MS por irregularidade em transporte escolar

TCE-MS deu prazo de 60 dias para o prefeito de Porto Murtinho corrigir supostas irregularidades

Mundo

China busca relações saudáveis com EUA e esquiva-se de comentar tema das compras de petróleo

Secretário do Tesouro americano afirmou que as negociações com o G7 sobre a Rússia não serão fáceis