Ele estava internado desde domingo (22)

Faleceu nesta terça-feira (24) Sakae Kamitani, fundador e presidente da Copasul (Cooperativa Agrícola Sul-matogrossense). Ele estava internado no Hospital Evangélico de Dourados, município a 225 quilômetros de Campo Grande, desde o último domingo (22) após sofrer uma queda em sua casa. Além do trabalho à frente da Copasul – primeira cooperativa de Mato Grosso do Sul – Sakae Kamitani atuava como vice-prefeito do município de , 359 quilômetros distante de Campo Grande.

Em nota a Copasul ressaltou a atuação do fundador e presidente da cooperativa dizendo que “cumpria com prazer a sua rotina diária”. Sakae era “carinhosamente reconhecido por cada um dos quase 500 colaboradores da cooperativa”. A entidade destaca que Sakae era “cheio de simplicidade, mas com capacidade visionária que marcou a história da Naviraí, do Mato Grosso do Sul, do cooperativismo e da imigração japonesa no Brasil”.

Nas últimas eleições ele conquistou uma posição sonhada por ele, a de ser vice-prefeito de Naviraí, informa a Copasul. Ainda de acordo com a nota, como gestor do município, ele tinha muitos planos para que a cidade crescesse. “Temos a certeza que seus planos ainda vão se concretizar, pois seu legado ficará vivo para sempre”.

Finalmente, a nota da Copasul cita uma das memórias de Sakae Kamitani: “Eu tenho uma alegria muito grande em estar na Copasul e ver ela crescendo. Meu sonho é que a Copasul seja cada vez melhor. Mas a empresa só cresce com ajuda de muitos. E também é muito importante o incentivo ao aprendizado. A Copasul é uma empresa escola, que incentiva que seus colaboradores e cooperados para que sempre procurem se aperfeiçoar, através de cursos. Sempre levo comigo o pensamento de tratar o outro como eu gostaria de ser tratado”.

Velório
24 de janeiro, a partir das 13 horas
Câmara Municipal de Naviraí – Av. Bataguassu, 900 – Centro, Naviraí – MS

Enterro
25 de janeiro, a partir das 13 horas
Cemitério Municipal de Naviraí