Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mobilização internacional na ALMS alerta para violência contra mulher

Combate à violência e o empoderamento das mulheres
Arquivo -

Combate à violência e o empoderamento das mulheres

Avançar no protagonismo para além do lar e conquistar espaços públicos cada vez mais expressivos ainda são bandeiras de luta das mulheres em todo o mundo, na avaliação da vereadora Enfermeira Cida (Podemos). Segundo ela, embora muito disseminados, os direitos, o combate à violência e o empoderamento das mulheres permanecem atrelados a fatores culturais.Mobilização internacional na ALMS alerta para violência contra mulher

“É verdade que tivemos conquistas, mas o patriarcado machista é muito forte. Todo mundo sabe o que faz a primeira-dama de um prefeito, de um governador, por exemplo. Mas, e o ‘primeiro-damo’? Nem existe. Somos 52% dos votantes no país, mas não somos incentivadas a nos dedicarmos aos cargos públicos e a desenvolvermos as habilidades relacionadas à política, que todos temos. Essa situação precisa mudar”, afirmou a parlamentar, que exerce o primeiro mandado na Câmara Municipal de .

Na tribuna da Casa de Leis, Enfermeira Cida falou a respeito da mobilização internacional que reúne 160 países durante 16 dias de ativismo, com debates e ações que estimulam as denúncias de violência. A mobilização começou no último dia 25 de novembro, data que marca o enfrentamento da violência contra as mulheres, e segue até dia 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos. O tema este ano é Não deixar ninguém para trás: acabar com a violência contra mulheres e meninas e atende a um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. 

A vereadora defende a política de cotas para as mulheres até que a paridade seja alcançada em todos os níveis. “Quero parabenizar esta Casa de Leis pela aprovação de reserva de vagas para negros e indígenas no serviço público, o que representa uma conquista. Da mesma forma, temos que lutar por políticas públicas que assegurem a paridade às mulheres”, enfatizou. 

Para a deputada Mara Caseiro (PSDB), que presidia a sessão plenária durante a fala da Enfermeira Cida, o machismo impera em muitos setores profissionais, mas houve avanços. “Muitos homens não aceitam as conquistas das mulheres, o que pode até gerar mais violência, e por isso é tão importante criarmos e aperfeiçoarmos os mecanismos e as políticas públicas de combate à violência”, afirmou. O deputado Amarildo Cruz (PT), que convidou a vereadora para se pronunciar na Casa de Leis, também defendeu a mobilização. “Trabalhamos sempre em defesa das ações quem garantam mais direitos e participação às mulheres”, reiterou. 

 

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Autor de feminicídio deixou ‘carta’ antes de matar professora

Jantar de Lula no Alvorada tem presença de Moraes, ministros do STF e Gonet

Polícia apreende armas e pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro

Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Agência deverá pagar R$ 10 mil a cliente por falha em cancelamento e agendamento de voo

Últimas Notícias

Brasil

Ferramentas jurídicas são fundamentais para reduzir feminicídios

Ministra entende como muitas mulheres se sentem culpadas na hipótese de denunciar

Polícia

Polícia apreende 1,8 tonelada de maconha e recupera caminhonete

Na caminhonete foram localizados e apreendidos 1.824,6 kg de maconha

Brasil

Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos

Mesa Diretora da Casa publicou ato na quarta-feira (30) confirmando a perda das vagas

Esportes

Flamengo tem estreias, mas perde no Maracanã e vê Atlético-MG abrir vantagem na Copa do Brasil

Flamengo precisa vencer por dois ou mais gols de diferença na Arena MRV