Pular para o conteúdo
Cotidiano

Minuta do Plano Diretor está disponível, mas ainda recebe sugestões

Última audiência pública acontecerá em outubro
Arquivo -

Última audiência pública acontecerá em outubro

A minuta do Projeto de Lei de Revisão do de foi disponibilizada pela Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) nesta segunda-feira (25). O trabalho, iniciado ainda na gestão passada, foi interrompido por uma ação proposta pela OAB-MS (Ordem dos Advogados do – Seccional de Mato Grosso do Sul). Após reuniões e consultas públicas, mais de 900 pessoas participaram e 3,3 mil formulários foram preenchidos.

A minuta ficará disponível até dia 9 de outubro de 2017 na Câmara Municipal de Campo Grande, quando será realizada uma audiência pública para um debate final com a população. Até esta data, a população ainda pode participar com ideias e sugestões pelo site do Plano Diretor ou da Planurb.

O documento conta com 142 artigos e, para a diretora presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues, estabelecem conceitos modernos de cidade sustentável, eficiente e descentralizada. “A inovação começa pelo nome, que agora passa a ser Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), além de propor diretrizes importantes para o desenvolvimento urbano como Imposto Progressivo, IPTU Incentivado, valorização e recuperação do Patrimônio Cultural, vazios urbanos, meio ambiente, entre outros”. elenca.

Segundo Berenice, os 74 bairros passam a ser prioridade no Plano, o que deve permitir que os gestores municipais tenham uma visão ampliada de planejamento sobre as infraestruturas urbanas. “A Gestão democrática ganhará peso, estamos propondo a criação da câmara de bairro, uma eficiente plataforma de planejamento e participação social que vai se juntar os Conselhos Regionais existentes, permitindo assim que os moradores sejam protagonistas de planos e projetos para a cidade”. esclarece.

O Plano Diretor e a participação popular

As 74 reuniões agendadas em cada bairro de Campo Grande iniciaram com baixa participação da população. Apenas 908 campo-grandenses compareceram aos locais onde o assunto foi debatido. Entretanto, mais de 3,3 mil formulários foram recolhidos, com o esforço de líderes e presidentes de bairro.

Durante a segunda fase das reuniões, realizadas em cada região da Capital, Berenice avaliou com positividade o resultado das audiências já realizadas. “As propostas estão indo de encontro com o que a população tem reivindicado. As solicitações mais comuns são lazer, cultura e prática de esporte, além de segurança. Esperamos ter um plano que seja mais próximo possível das solicitações da população”, disse a titular da Planurb.

As principais solicitações elencadas pela população foram em relação a áreas de lazer, cultura, esporte e questões relativas à segurança. Além disso, líderes de entidades ligadas à revisão do Plano Diretor acreditam que o documento final poderá mudar a cidade em alguns pontos, como por exemplo a alteração do perímetro urbano de Campo Grande, a resolução dos vazios urbanos e a adoção do IPTU progressivo

O edital de convocação para audiência pública, assim como o regulamento de participação, além da minuta do projeto de lei de revisão do plano diretor e seus anexos estão disponíveis para a consulta nos sites do Plano Diretor ou da Planurb.

É possível participar e contribuir com ideias e sugestões na minuta do projeto de lei, pelo e-mail [email protected] até às 17h30min do dia 9 de outubro de 2017.

A audiência acontecerá no dia 9 de outubro de 2017, às 18h30min na Câmara Municipal de Campo Grande – Av. Ricardo Brandão, 1.600 – Jatiuka Park.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Golpe de Dia das Mães? Criminosos trocam contato de floriculturas de Campo Grande na página do Google

Funsat

Semana começa com mais de mil vagas ofertadas pela Funsat em Campo Grande

Sertanejo Marrone cai do palco e show é encerrado em Goiânia

Ao som de ‘Evidências’, Brasil conquista primeiro ouro em conjunto na Copa do Mundo de ginástica rítmica

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

ucrania Zelensky

Zelensky acolhe proposta de diálogo da Rússia, mas pede cessar-fogo imediato

Últimas Notícias

Polícia

Corpo completamente carbonizado é encontrado em Ponta Porã

Ainda não há identificação da vítima

Transparência

Denúncia aponta veículos da prefeitura parados em oficina para superfaturar peças em MS

Prefeitura de Aquidauana tem dez dias para enviar notas fiscais do conserto de dois veículos

Transparência

Para ampliar imunização contra a gripe, Brasilândia licita compra de vacinas

Prefeitura de Brasilândia vai comprar 2.000 doses de vacinas contra a gripe com foco na proteção às 4 principais cepas em circulação

MidiaMAIS

Longe do ideal, passar o Dia das Mães no hospital é desafio de quem luta para ver filhos bem

Com filho internado na UTI, Rafaela visitará o filho no Dia das Mães na Santa Casa