Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ministro da Saúde garante reforma do PAM, anuncia prefeitura

Prefeita Délia Razuk cumpriu agenda em Brasília
Arquivo -
Compartilhar

Prefeita cumpriu agenda em

A Prefeitura de , município distante 228 quilômetros de Campo Grande, anunciou que o ministro da Saúde, Ricardo Barros, garantiu a reforma do PAM (Pronto Atendimento Médico). Sem manutenção ao longo das gestões anteriores, o prédio está em condições precárias, razão pela qual o MPE-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) comunicou esta semana a instauração de um inquérito apurar e punir possíveis irregularidades no gerenciamento da unidade.

Na quarta-feira (29), durante agenda de trabalho em Brasília, a prefeita Délia Razuk (PR) conversou pessoalmente com o ministro da Saúde, foi elogiada pelo fato de Dourados ser um dos poucos municípios brasileiros 100% interligado pelo sistema de prontuário eletrônico do e-SUS, e recebeu a garantia de que receberá aporte financeiro do governo federal.

“Como resultado imediato do encontro, a Prefeitura terá mais recursos para a Central de Regulação [que controla a liberação de leitos e agendamento de exames para Dourados e região], o Ministério prometeu compensar o custo adicional que o Município tem, da ordem de R$ 3 milhões mensais, para garantir a pactuação entre os municípios, fator que não é revisado desde 2011, e, ainda, a reforma completa do PAM (Pronto Atendimento Médico) e a substituição de todas as 47 unidades odontológicas que atendem à população local”, anunciou a administração municipal.

Tanto as condições do PAM quanto as das unidades odontológicas do município já chamaram a atenção da 10ª Promotoria de Justiça da Comarca. No primeiro caso, é investigada a precariedade da unidade, com falta de material básico de trabalho, como oftalmoscópio, martelo reflexivo, aparelhos de pressão e estetoscópio, por exemplo, e insuficiência de recursos humanos. No segundo, uma recomendação foi expedida ainda na administração do ex-prefeito Murilo Zauith (PSB) orientando adequações no setor.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados