Mesmo com ordem judicial, família aguarda cirurgia para bebê
Prazo era de três dias e já expirou
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Prazo era de três dias e já expirou
Quem observa apenas o sorriso no rosto e a serenidade, de quem sequer completou três anos de vida, não imagina as’lutas’ que o pequeno Vitor Gustavo Chaves leite, de 2 anos, trava todos os dias para sobreviver. Com uma doença cardiovascular grave e rara, ele necessita de tratamentos especiais e possivelmente de cirurgia, direitos que já foram concedidos pela justiça, porém, a liminar expedida na última sexta-feira (22) – que deveria ser cumprida em três dias – ainda não ainda não foi exercida.
Mãe de Vitor, Clarice Martins Chaves, de 30 anos, é funcionária pública em Nova Alvorada do Sul, cidade a 120 quilômetros de Campo Grande, onde a família mora. Ela diz que as batalhas para garantir a saúde do filho começaram depois que a doença foi descoberta, há um ano e dois meses. Na ocasião, o menino estava com um ano e sete meses.
“Quem desconfiou do problema de saúde foi um hematologista. Fizemos uns exames e ele percebeu que tinha algo diferente e me encaminhou para um cardiologista. Meu filho fez mais exames que confirmaram uma doença chamada tronco arterial comum, uma cardiopatia grave e rara”, relata.
Depois do diagnóstico, o menino foi encaminhado para Santa Casa de Campo Grande. A mãe diz que o filho ficou internado por 10 dias e que nesse período realizou uma série de exames, porém, não havia condições de fazer o tratamento adequado.
“Encaminharam meu filho para um Hospital em Belo Horizonte. Foram mais 10 dias de internação e despesas porque o poder público no deu apenas a passagem e tudo isso para chegar ao último dia de internação e nos informarem de não iriam fazer a cirurgia e que ele faria apenas o tratamento ambulatorial. Se fosse apenas isso, ele continuaria na Santa Casa, não precisaria ir para lá”, observa.
Clarice diz que em Campo Grande o filho passou a ter crises de hipertensão pulmonar, mas em contato com uma médica da Beneficência Portuguesa, foi informada de que por conta da doença Vitor corre o risco de não atingir a vida adulta.
“Ele fez exames, a médica emitiu um relatório explicando o Beneficência Portuguesa tem equipe especializada para fazer a cirurgia e que quanto mais o tempo passa, pior fica a situação dele. Entramos com a liminar e conseguimos deferimento, não a ordem do juiz não foi cumprida. Estamos com abaixo assinado, não vou ficar esperando meu filho morrer sabendo que tem solução”, frisa.
Cumprimento de liminar –
Sobre o assunto, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Alvorada do Sul afirma que ofereceu atendimento ao paciente, porém, devido ao estado de saúde, o menino teve de ser transferido para a Santa Casa e posteriormente ao hospital em Belo Horizonte.
A assessoria de comunicação destaca que custeou o transporte e observa que a cirurgia não foi realizada por decisão médica e que depois disso a mãe do paciente ajuizou a com um laudo médico do Hospital da Incor (Instituto do Coração) – Beneficência Portuguesa, atestando que tinha condições de realizar o procedimento, porém no particular, o que foi determinado pelo juiz.
Em nota, a Prefeitura diz que foi notificada na segunda-feira (25) e quem tem até sexta-feira (29) para se posicionar sobre o caso, porém, adianta que a reserva da vaga e o encaminhamento junto ao Incor – Beneficência Portuguesa só pode ser feito pelo Estado de MS, que é quem tem competência para operar o sistema nacional de encaminhamento de pacientes de alta complexidade.
Por fim, a assessoria ressalta que comunicou formalmente o Estado cobrando o encaminhamento e espera a autorização para transportar o paciente, com acompanhamento médico e UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) móvel, se necessário.
A assessoria de comunicação do governo do Estado também foi procurada pela equipe de reportagem do Jornal Midiamax e informou apenas que aguarda notificação.
Uma reunião será realizada nesta quinta-feira (28), na Defensoria Pública de Nova Alvorada do Sul.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.